FUI AO CARAGUÁ A GOSTO E APRESENTO MINHAS CONSIDERAÇÕES

Em em 31/7 eu participei do lançamento do evento 'Caraguá a Gosto', na Secretaria de Turismo. Recentemente fui convidado à prestigiar e a fazer uma avaliação dessa 12° Edição. Óbvio que, além de ouvir o Governo, experimentei pratos e conversei com muita gente envolvida. E apresento minhas considerações... 

Um grande barato foi ver que donos de restaurantes se juntam vão experimentar o prato uns dos outros. Mais que concorrentes, são parceiros do projeto, compraram a ideia de serem aliados. 

O evento que já entra em sua terceira semana tem um caráter agregador e movimenta de verdade o comércio da cidade. E, de certa forma, estimula o passeio interno, as famílias optam por comer fora, experimentar os pratos exclusivos de cada um. Praticamente todos tiveram que refazer as compras para o estoque que acabou antes do previsto, no meio do evento.

São 30 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, quiosques e bares do município criando pratos exclusivos e preços diferenciados. Vi muito engajamento de toda equipe de trabalho do Prefeito Aguilar Jr, mas destaco o Secretário de Turismo, Cristian Bota, e a Secretária de Comunicação Malu Baracat. 

Não é só realizar o evento, o que vi foi a dedicação em fazer em parceria com os participantes, uma união de esforços, de ideias, muito legal mesmo.

Pode ser aperfeiçoado? Sim, deve. Há várias ideias que podem ser aproveitadas e, pelo que conversei com proprietários, essa avaliação já está sendo feita e novidades podem melhorar ainda mais o que hoje já funciona muito bem. 

Penso que impingir uma marca mais caiçara agrega também, tipo peixe seco com banana, enfim. Além disso, um diálogo mais próximo com os operadores de turismo para a criação de um circuito aos turistas, especialmente incluir nos pacotes das agências de viagens.

Não custa lembrar que as atratividades do Município serão redobradas com os investimentos voltados à infra urbana e obras de incremento turístico e cultural, que, aliado a um bom plano de mídia e de gestão da pasta de Turismo, será um alicerce importante para integrar a cidade. 

A Prefeitura de Caraguá trilha o caminho certo, porque há um estímulo do turismo interno; há um fórum constante de discussões que aproxima o Governo de sua população; há uma política de regularização dos meios de hospedagem, comercial e fundiário que estratifica para cima; há qualificação oferecida pelo Sebrae em parceria com o Governo - esgotadas as inscrições tamanha a adesão.

Mais que comer, esse é o recheio do bolo, é a história sobre envolvimento e pertencimento que os de Caraguatatuba estão conseguindo, dialogando, se reunindo, baixando as armas e optando pelo entendimento. `Palmas à compreensão e ao bom senso. Toda cadeia se beneficia, os participantes, os fornecedores, a mão de obra empregada, os veículos de comunicação, as gráficas, os taxistas, enfim. 

É a minha avaliação.
-
13h30min.   -   adelsonpimentarafael@gmail.com 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"