EM ILHABELA TENÓRIO FAZ MUDANÇAS NO GOVERNO E REFORÇA SEU TIME POLÍTICO


Há pouco houve um evento público em Ilhabela - para o qual não fui informado. Mas, como informou em sua página, o Prefeito Márcio Tenório anunciou dois novos secretários municipais: Thiago Souza (Serviços Urbanos) e Luiz Paladino de Araújo, um sobrenome sugestivo, convenhamos, para (Obras, Planejamento Urbano e Habitação). São dois vereadores que se licenciam do mandato para ocupar funções executivas. 

Esse movimento, em tese, dá mais corpo ao Governo e encurta o espaço da oposição na Câmara Municipal de Ilhabela. Não obstante, a Mesa Diretora do Poder Legislativo foi eleita à revelia do interesse político do Prefeito, e sua base de sustentação parlamentar ficou menor que a da oposição. No voto o que vale é quem tem maioria. Simples assim.

No entanto, eles chegam após a confecção das leis orçamentárias e do PPA, que está submetido hoje à discussão pública.

Na discussão sobre o Decreto Legislativo que havia rejeitado as Contas do ex-prefeito Antônio Luiz Colucci, agora aprovadas, essa equação ficou evidente. Óbvio que Márcio Tenório, escaldado, não entrou de cabeça na discussão, logo, não foi considerado uma derrota sua, mas uma vitória de seu desafeto.

Porém, ao intervir na Santa Casa, com base em documentos técnicos, conforme dito oficialmente, mostrou que sabe o poder da tinta que tem em sua caneta.

Mas, na discussão pela Reforma Administrativa, talvez a mais importante em termos de gestão sob esta legislatura, ficou claro que o poder de fogo do Governo nas negociações era pouco. Para viabilizar uma aprovação que cumprisse com os prazos estabelecidos com a Justiça, o próprio Prefeito chamou para si a articulação, fez remendos na proposta original e teve que recuar com funções que considerava estratégicas. 

Perde-se os anéis para se preservar os dedos.

Mas, agora, com esse novo momento, Márcio Tenório avança aumenta seu cacife institucional. Não custa lembrar que o cálculo do timming dele é bom. 

Explico: Tendo alinhavado um planejamento para os investimentos com base no seu Plano de Governo dialogado na campanha, o prefeito reforça seu time com jogadores do lado oposto, justamente nas prévias da aprovação do Orçamento que tem a digital de seu Governo, que será o executado no ano que vem, 2018. 

Houve também mudança entre secretários, Luiz Lobo passa para Planejamento e Gestão Estratégica e Osvaldo Julião vai para a Administração. Há uma expertise aqui, visto que a área das contratações passa a ser a mais importante do Governo em função da capacidade de investimentos da Prefeitura Municipal De Ilhabela. 

Para coordenar os trabalhos ele põe oportunamente alguém com mais experiência e com conhecimento sobre as contas públicas, justamente quem ajudou a conduzir todo planejamento até aqui - o Osvaldo Julião.

Há cobranças naturais sobre os resultados do Governo. Márcio Tenório não toma uma decisão de afogadilho, ele vem discutindo com diversos setores da sociedade e sabe o tamanho das expectativas que tem sobre si. É dele que a população, especialmente o seu eleitor, espera respostas objetivas em termos de ações. 

Cuidadoso, não se permitiu à pressa, se cercou de cuidados e faz sua grande aposta para imprimir a marca de sua gestão. Com 9/48 do mandato, ou seja, mais de 20% já concluídos, importa fazer. Para Ouvidor o nome é o do ex-vereador Carlinhos.

Em sua página o Prefeito disse: "Queremos atender cada dia mais a grande expectativa da população em nossa gestão. Teremos ótimas notícias até o final desse ano". É isso. 

É o jogo!
-
10h43min.  -  adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"