SOBRE A ECORAD: O QUE O DISCURSO NÃO DIZ


O meio político sebastianense está intrigado com os últimos acontecimentos, supondo que há mais coisas que parece. Eu lanço um ponto de vista.

Não é o volume do discurso do vereador Reinaldinho Moreira contra os serviços prestados pela empresa Eco-Rad São Sebastião que chama a atenção. O fato é isolado por si só.

Ocorre que o líder do Governo na Câmara, o vereador Teimoso Camposnão tem a mesma opinião. Mas, cá entre nós, ambos são da mesma base - e pensam diferente sobre isso: por que?

Não obstante, normalmente quem vocalizava publicamente descontentamento em relação a qualidade no serviço público é a oposição. Observemos que os vereadores Ernaninho Primazzi e Gleivison Gaspartambém não delongaram sobre o que vociferou nas duas últimas sessões o Presidente da Casa; ao contrário, deverão institucionalizar a questão com as Comissões Permanentes do Legislativo.

Nem uma CEI está descartada, segundo ouvi.

Calma, também reparemos que a Diretora do Hospital; o Secretário de Saúde, assim como a página oficial da Prefeitura de São Sebastião estão em silêncio. Nenhum manifesto conhecido do Comuss; como nenhum Inquérito aberto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo ou ação na Justiça que requeira tamanha subida de tom.

O Diretor da Ecorad, Edson Cardin Nogueira Nogueira, assegurou ao Jornal do Litoral, em matéria escrita pelo jornalista Sebastião Neto, que não recebeu qualquer Notificação em relação aos seus serviços ou qualidade de equipamentos; pelo contrário, ele fala de investimentos; de 500 mil exames realizados e de mais de 40 tipos à disposição hoje.

Já ao portal Litoral Vale, em vídeo, pôs em xeque a capacidade técnica do vereador tucano para falar em relação a este assunto.

Mas, ninguém se expõe tanto a toa. Alguma coisa há por detrás disso. 
Bora tentar entender...

O Vereador Reinaldinho é a aposta do Prefeito Felipe Augusto para a continuação de seu projeto de poder, caso o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo mantenha a sentença da Justiça Eleitoral de primeira instância que cassou seu mandato. Ele está na linha sucessória, se se mantiver a cassação na forma como sentenciou o Juiz Eleitoral Paulo Guilherme.

Claro que neste eventual cenário seria uma posse provisória - com a responsabilidade de convocar nova eleição ou uma eleição complementar. Essa é outra discussão de cunho jurídico que deverá ser travada nas barras da Justiça à posteriori.

Todos recorreram no processo de autoria do MPEleitoral. No de autoria do PMDB São Sebastião, presidido pelo ex-prefeito Juan Garcia, em que chama por "quadrilha" o grupo vencedor da eleição, consta que o único que não recorreu foi o vereador Reinaldinho Moreira. À confirmar.

Com pesquisas de opinião pública em mãos, também tive acesso a uma esta semana feita para uma empresa em expansão, está constatado que: aumenta o nível de desinformação da população em relação aos atos oficiais; cresce a desaprovação ao Governo e há uma percepção importante de marketing político do prefeito em detrimento de ações governamentais efetiva.

É de olho na falha de um que o outro se projeta.

Sobre os serviços da empresa propriamente dito pouca coisa mudará. A Ecorad - Imagem a Serviço da Vida já disse que brigará na Justiça pela Contrato.

A notícia pública é conhecida - a de que a Fundação de Saúde ou uma OS deverá gerir a Hospital De Clinicas De Sao Sebastiao, o que, em tese, tornaria sem efeito o Contrato citado. Mas, se esse entendimento jurídico prevalecer, não significa que um novo certame licitatório não terá que ocorrer. E, a Ecorad já disse que participará.

Portanto, além de haver uma conversa sobre "negócios", porque no fundo essa prestação de serviços é um importante negócio comercial também; há uma busca pela capitulação política sobre a área da Administração Pública mais crítica junto a opinião pública - a Saúde.

A razão de gente da mesma base e da oposição não dar eco é porque não se coloca cereja no bolo do outro quando todos sabem a finalidade da festa. Há uma estratégia do Vereador Reinaldinho sendo executado. Mas, pelo que se vê, não é o único jogador que tem uma.

É o jogo!
-
13h  -  adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"