LITORAL NORTE E O CUSTO DO TURISMO


Qual o custo das viagens de executivos das Prefeituras ao exterior, neste caso, quando divulgam que tratarão de prospecção de negócios voltados ao Turismo? Há duas formas de calcular isso, sendo uma o valor monetário, que é bancado pelo erário; enquanto outro é de valor imaterial, ou seja, quais resultados efetivos foram obtidos com tais custos?

Há nas cidades do Litoral Norte de SP diversos representantes de agências operadoras de Turismo; há Associações que trabalham diretamente com este importante setor da economia, que vai desde a rede de meios de hospedagem até seguradoras e tal. Nesse sentido, a saber quantas reuniões cada cidade fez com estes profissionais.

Caraguatatuba, sob Aguilar Junior, franqueou ampla discussão e formulou seu Plano Diretor de Turismo, investe pesadamente em estrutura física e cuida de regularizar todos os serviços prestados na cidade. Há incremento turístico e este ganho tem sido percebido normalmente. Há uma posta alta na revitalização de esquipamentos existentes, construção de novos espaços e obras de acessibilidade e urbanismo.

Ilhabela, sob Márcio Tenório, muitas viagens ao exterior para participação em Feiras. Uma gestão focada em resultados. As maiores operadoras de turismo estiveram no município; recentemente a visita dos executivos da MSC Cruzeiros. A taxa de ocupação dos meios de hospedagem é das mais altas do país, o comércio é pujante e os diversos setores diretos e indiretos da economia local faturam.

São Sebastião, sob Felipe Augusto, infelizmente não apresenta um quadro minimamente satisfatório. Os custos financeiros não são revelados, bem ao contrário do que deve ser transparente na gestão pública, mas há relatos de muitas viagens ao exterior, de caravanas, de gente que sequer tem algo a ver com o Turismo. Há até propaganda disso nas redes sociais. Os vereadores queriam que essa Prestação de Contas das viagens fosse feita, mas a bancada governista rejeitou a medida.

O Governo tucano sebastianense, que hoje está todo voltado para a eleição da esposa do Prefeito, Michelli Venezianni, em claro sinal de uso da máquina pública em favor da campanha, lançou recentemente edital para homeport e marina publica, mas não franqueou nenhuma discussão pública a esse respeito com o conjunto da sociedade. O discurso inaugural da busca de navios cruzeiros naufragou, nenhum sequer atracou na cidade. Pífio resultado. 

É isso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"