ILHABELA SE ESTRUTURA PARA O TURISMO DE CRUZEIROS


Algumas diferenças nascem na origem, senão vejamos: 

O gestor de Turismo da Prefeitura de Ilhabela, Ricardo Fazzini faz apostas altas no segmento de cruzeiros, viaja pontualmente para eventos onde se discute esse segmento, criou netwoork ha tempos, circula com desenvoltura no meio - e obtém resultados. O Prefeito Márcio Tenório lhe dá autonomia, se certifica do trabalho desenvolvido e acompanha os resultados. 

No caso vizinho, pela Prefeitura de São Sebastião, a irmã do prefeito, conhecida como Tutu Balbo, além de gozações com a cara dos outros pelas redes sociais, responde a Ação Civil Pública pela nomeação, viaja à balde com recursos do erário, tem no marido uma espécie de lobista - conhecido do setor. Nada de ilegal, até onde sei, mas, opera com finalidade comercial. Já a secretária tem todo o seu trabalho resumido a discursos - sempre vocalizados pelo mano famoso, e a shows na rua da praia. 

Para Ilhabela tem-se agora a notícia de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq aprovou - por unanimidade - a regularização do porto na Vila para receptivo de cruzeiros.  Em poucas semanas o Município abrirá a temporada de navios de turismo 2018/19.

As quase 70 escalas que o município receberá, entre dezembro e março, incluindo o Seaview, da MSC Cruzeiros, o maior navio a passar pela costa brasileira atualmente, com capacidade para mais de 5 mil passageiros, é o diferencial entre quem sabe fazer a gestão da coisa, e quem se aventura pelo meio.

São Sebastião faz institucionalmente flerte - custoso ao erário - com megaprojetos, como é o caso de um home port, sem que a população tenha opinado sobre qualquer coisa que o valha, simplesmente porque desconhece qualquer medida nesse sentido. Mas, é esta ideia que justifica viagens e mais viagens ao exterior. A busca por uma PPP parece coisa de criança assanhada. 

O turismo é precário, se baseia em questões que dependem de uma série de outros fatores e, normalmente, patina. O selo + Turismo, que é uma condição de meio, não um produto final, tem sido comemorado como a chave do sucesso. Como disse, as diferenças nascem na orgiem. Leia matéria sobre ambos os assuntos na próxima edição da revista Pimenta_report.


O prefeito Márcio Tenório, imagino que feliz à beça, vinha, há meses, investindo esforços para adequar o porto ilhéu aos critérios exigidos pelo órgão que rege as normas de cruzeiros no País, trabalhando firmemente em protocolos de intenção e entrega de documentações, informou o Portal R3.

Com essa licença conquistada não haverá mais risco de interdição, multa ou quaisquer intervenções legais.

Advertência

Em determinada ocasião da última gestão, o prefeito à época, Antonio Colucci, chegou a ser advertido de que, caso houvesse reincidência de escala de cruzeiros no porto sem a regularização do local, uma multa de R$ 1 milhão passaria a ser cobrada diariamente.

Temporada de cruzeiros

Em poucas semanas Ilhabela abrirá a temporada de cruzeiros 2018/19. O lançamento já está marcado para a amanhã, quarta-feira (14), e além de representar uma data de comemoração da excelente novidade a respeito da aprovação que transformará o terminal marítimo em um porto regularizado, a ocasião irá oficializar, também, as quase 70 escalas que o município receberá, entre dezembro e março, incluindo o Seaview, da MSC Cruzeiros, o maior navio a passar pela costa brasileira atualmente, com capacidade para mais de 5 mil passageiros.

O número de escalas é o maior dos últimos três anos, e remonta aos tempos de ouro de quando o arquipélago era um famoso destino de desembarque dos navios de grandes companhias, situação a qual a Administração tem buscado resgatar a cada ano, por meio da presença massiva em eventos, fóruns e reuniões do mercado marítimo, além da divulgação do arquipélago enquanto destino ideal.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"