FARDADA AO SUCESSO
Segurança Pública não é apenas um tema isolado pronto para ser sacado, é bem mais. É o pente carregado em defesa da vida.
Sob Reinaldinho o Município de São Sebastião, litoral norte de SP, projeta sua imprescindibilidade com o tambor cheio - um conjunto de medidas, que compreende o aumento do efetivo da Polícia Municipal e reestruturação da corporação; investimentos articulados em maior cobertura e eficiência da iluminação pública; programas de reordenamento fundiário, controle de ocupação urbana e regularização de Núcleos (Zeis), entre outras medidas.
A GCM (uma definição também usada) vai ganhar Ronda Ostensiva e também Ambiental, ampliando o poder institucional do Município em defesa da cidadania. O conjunto da obra é um baita colete balístico sobre os interesses locais.
A cidade já foi, à partir de 1971, mas, deixou de ser em 1988, enquadrada como Área de Segurança Nacional. A Constituição Federal revogou essa figura jurídica. Os Prefeitos podiam ser nomeados ou cassados pelo Presidente da República.
Desde então, em pleno gozo da democracia, o eleitor vai às urnas e usa sua munição mais cirúrgica: o voto. E o faz com enorme precisão. E hoje o Município é governada pelo mais jovem e mais bem votado Prefeito de sua história, filiado a um partido de nome sugestivo: Republicanos.
O Centro de Operações Integradas - COI é um repositório dos mais significativos de Segurança Pública Urbana do país, congregando forças de natureza institucional de proteção, inteligência policial e segurança operacional, como Polícia Militar e Polícia Civil, mas também, com conexão direta com Polícia Rodoviária, Polícia Federal e Delegacia da Capitania dos Portos, assim como interligado ao SAMU.
O banco de dados usado dialoga diretamente com os da Secretaria de Estado de Segurança Pública e com os do Ministério da Justiça. Diversas autoridades, nas mais pesadas patentes insígnias e patentes, dos variados brasões e marcas, trabalham diligentemente pela qualidade dos serviços de Segurança e proteção na cidade.
O tempo médio de soluções de casos leves é de um dia; de casos de média gravidade em até três dias e de casos mais complexos, como crimes de grande repercussão, homicídios, os números impactam com 78% destes esclarecidos.
O gestor da cidade, Reinaldinho Moreira, disse textualmente no evento de formatura dos novos GCM's (Policiais Municipais) que já determinou estudos para a melhoria e o aumento do programa 'Atividade Delegada', que é quando policiais de folga trabalham apoiando e aumentando o poder de respostas nessa área da Segurança Pública.
Importa dizer ainda que, reunidos o efetivo de cada corporação, as informações de cada uma permanecerão no tambor, não serão ditas por uma questão estratégica, mas, o contingente disponível em São Sebastião se aproxima muito do estudo da ONU - que prevê uma média de um agente policial para cada 350 habitantes.
Assim sendo, há uma celebração dos indicadores oficiais - são todos muito favoráveis. Há bastante coisa sendo feita e o disparo mais certeiro em termos de reconhecimento é elogiar a capacidade de todos nesta frente de atuação. A munição com o mais elevado poder de destruição do mal, é a confiança e a parceria com a população de bem.
E o Chefe do Poder Executivo Municipal sacará do coldre das informações, sempre que necessário no front da batalha para manter São Sebastião com excelentes indicadores, a arma mais poderosa contra a criminalidade: A ação conjunta. Isso, inegavelmente, mantém a cidade unida, protegida, segura e fardada ao sucesso.
Defesa Civil fortalecida, cidade mais segura
A decisão do prefeito Reinaldinho Moreira de criar os cargos de meteorologista e geólogo na estrutura da Prefeitura de São Sebastião é mais do que um ato administrativo: é um gesto político de visão de futuro.
Com profissionais especializados, a Defesa Civil ganha autonomia para antecipar riscos, mapear áreas vulneráveis e agir com maior precisão diante dos efeitos das mudanças climáticas. Trata-se de uma aposta clara na ciência, na prevenção e na proteção da vida.
A entrega da base revitalizada, novos veículos e equipamentos reforçam ainda mais a estrutura do órgão, hoje referência em todo o Litoral Norte. São Sebastião passa, assim, a ser exemplo de gestão que transforma dor em aprendizado e crise em oportunidade.
Reinaldinho mostra que governar é ouvir, planejar e entregar. E que, em segurança pública e proteção civil, não há espaço para improvisos — só para responsabilidade e coragem.
Comentários
Postar um comentário