TRANSPORTE COLETIVO URBANO

Senhores leitores,
Bom dia!


Esta provavelmente será minha única postagem deste dia (salvo fato de força maior), pois estarei dividindo meu dia entre a estrada e reuniões de trabalho no estado do Rio de Janeiro; portanto, por motivos alheios a minha vontade, estarei ausente de um dos debates que realmente mais me interessam, que será pela matéria da concessão dos serviços de transporte coletivo urbano, em São Sebastião/SP. No entanto, existem outras maneiras igualmente disponíveis e asseguradas legalmente para minha inserção, e ela se dará com ênfase_ estejam certos disso. No mais, proponho que seja criada uma 'Agência Reguladora Municipal', por que há uma demanda grande de serviços e mais uma terrível expectativa, que certamente demandarão investimentos e reordenamento em toda a logística local, principalmente sobre a engenharia de tráfego.

Como não não estarei no debate, deixo algumas considerações
 para contribuir com a agenda.

> Onde está o Plano Municipal de Mobilidade Urbana?;
> Onde estão os estudos de Expansão Demográfica para a próxima década?;
> Onde está o Plano Diretor Municipal?;
Onde está o Plano de Viabilidade Técnica para o transporte alternativo e o complementar?;
Sugestões:
-------------
A meu ver, deve constar entre as exigências do certame:

> Cota mínima de meios de transporte adaptado para os portadores de dificuldades de mobilidade humana;
> Contrapartidas sociais claras e de projeção reconhecida;
> Metas pré-estabelecidas pela responsabilidade social da empresa vencedora;
> Reuniões periódicas com o Conselho de Usuários, com o cumprimento das determinações ali deliberadas;
> Geração de emprego com o aproveitamento máximo da mão de obra local; 

É importante destacar que as novidades econômicas trarão uma crescimento populacional estimado acima da média de 3,8% anual. E o IBGE começa a contar a população atual nas próximas semanas. Sendo assim, me recuso a acreditar que se possa conceder esses serviços, e que se possa também discutir planejamento estratégico e urbano, sem que estas etapas prévias que citei estejam vencidas. Por fim, é preciso separar o transporte escolar e os serviços de fretamento dessa conversa, com regras claras no jogo. O debate é oportuno, e eu estarei nele! E creio e torço para que o MP também.
Até a próxima postagem.
-
00h45min.                     -                      adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"