SETOR NAVAL BRASILEIRO DIALOGA E PROGRIDE
Olá,
Ontem, quarta-feira (16), meu dia foi tomado pelos compromissos profissionais de assessoria que presto ao amigo HÉLIO SEVERINO (Presidente do poderoso Sindicato dos Metalúrgicos de Angra e Região), em reuniões de grande importância para o setor naval, no Rio de Janeiro, entre as quais, destaco algumas:
Num almoço de trabalho no Clube da Aeronáutica, com o Sr. ALEXANDRE GURGEL (Superintendente da Indústria Naval do Governo do Estado do Rio de Janeiro), onde estavam à mesa o amigo HELINHO DO SINDICATO (Presidente do Sind. dos Metalúrgicos de Angra e Região) e PAULO IGNÁCIO (Diretor do mesmo Sindicato), JOACIR PEDRO (Presidente do Fórum do Setor naval do Rio), FRANCISCO DAL PRA (Presidente da Federação dos Metalúrgicos), MARCIO RAMOS (CTB), ALEX SANTOS (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio), MARCOS (Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo), e SÉRGIO LEAL (Sinaval), quando assuntos como a construção de sondas, plataformas, navios, royalties do petróleo, qualificação da mão-de-obra, entre outros, foram abordados. A grande surpresa do dia, que me desculpem os amigos sindicalistas (rs), estava reservada para mim. O Sr. GURGEL (Governo do Estado) não só se declarou leitor assíduo de minhas postagens em meu blog, como me fez um convite irrecusável, para que eu participe da 2ª. edição do Naval Summit Brazil, que a IBC irá promover no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 23 de novembro, quando estará em debate, a política de conteúdo local, capacidade dos estaleiros,
cadeia sustentável de suprimentos e logística, preço do aço, formação de
marítimos e capacitação de mão de obra, além de aspectos legais do
Repetro e Reb. O Governo do Estado tinha um só convite (que custa em torno de R$ 2 mil), e ele me foi imerecidamente ofertado. Todos os representantes do setor deram aval. Aceitei -e lá estarei, com muita honra, se Deus quiser.
Com
o Sr. HAROLDO LIMA (Presidente da Agência Nacional de Petróleo) troquei
um breve dedo de prosa acerca das questões envolvendo os royalties do
petróleo (não havíamos agendado o encontro, o que ocorreru
ocasionalmente), e ele dispôs seu gabinete para que possamos
oportunamente conversar mais acerca do assunto, para uma matéria em meu
blog. Havendo avanços sobre a discussão em Brasília, deverei então propor este encontro. HAROLDO LIMA foi muito solícito.
Na sede da Transpetro, pude assessorar e participar dessa histórica reunião entre os representantes dos trabalhadores do setor naval brasileiro com o Sr. SÉRGIO MACHADO (Presidente da Transpetro) e todos os seus diretores. Por óbvio que por não ser uma reunuão agendada por mim, quando apenas assessorava, parte considerável da conversa não me sinto autorizado a reproduzir publicamente, pois se trata de informações estratégicas que ainda estão sendo alinhavadas com o setor produtivo e o Governo. JADIR BATISTA (CUT/Rio), LUIZ OLIVEIRA (Eisa), entre outros e os já citados na reunião anterior (almoço de trabalho), foram convidados para que na próxima segunda-feira (14 horas) prestigiem o evento de lançamento do navio 'Celso Furtado' (o primeiro integralmente construído no Brasil), e foi noticiado pelo Sr. SÉRGIO MACHADO (Transpetro) que haverão 49 novos navios contruídos no país, e mais 20 pelo Promef. Ele disse ainda que o grande desafio agora está nos postos de gestão e de recursos humanos. Enfim, houve muitos outros assuntos tratados, mas este resumo dá o tamanho e a importância dessas relações institucionais. O Brasil está progredindo e há muitos desafios pela frente. Resolvi compartilhar um pouco desse informe com vocês, mesmo sabendo que -em tese- não seja de interesse direto do município, mas até isso depende da forma como você interpreta os fatos. Tenho tido o privilégio de fazer parte dessa história.
É o jogo!
-
01h15min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário