PORTO: ESMIUÇANDO MINHA INDAGAÇÃO

Para exemplificar um pouco mais o teor de uma das minhas perguntas na Audiência Pública para a discussão sobre o projeto de ampliação do Porto de São Sebastião, na etapa ocorrida em Ilhabela, vejam primeiro estas fotos, e na sequência eu comento:_

Relembrando:
No que se refere a uma das previsões do projeto, que é tornar o porto uma base de apoio off-shore e supply, alertei o Ibama que, além do projeto em discussão, há outro para a construção de um novo Terminal da Petrobras, e que, com isso, o que já está ruim em termos de absoluta falta de atracadouro para as embarcações que prestam esses serviços, tende a piorar. A demanda será alta, e gerará novas ofertas; ou seja, as empresas existentes crescerão e outras virão para a cidade, e já há problemas e conflitos inclusive com a Capitania dos Portos no que se refere as embarcações que estão fundeadas de frente para a Rua da Praia, pelos fundos do píer de carga/descarga da Petrobras, sendo que algumas já estão fundeando de frente para o Pontal da Cruz.
Resposta do Sr. CASEMIRO TÉRCIO:_ Ele mostrou nos slides que há previsão de um espaço para que essas embarcações possam atracar no porto. 
Crítica:_ Ele não disse se essa atracação seria para efetuar uma operação ou para que as embarcações de apoio ficassem em stand-by, atracadas. Quanto ao espaço para fundeio, nenhuma palavra.
 
 
OPINIÃO
--------------------
É sobre este cenário que estou falando. Na Rua da Praia, principal corredor gastronômico da região central de São Sebastião, numa perspectiva de frente para o mar (lugar onde possivelmente mais se vê turistas tirando fotos por metro quadrado no município), hoje a situação já está um pouco complicada. Em 30/07/10, postei:_"Empresas de off-shore reclamam".  

Vejam o foto:
(o título acima é link, e a foto amplia, basta clicar sobre a imagem).

Nesse sentido, fica a preocupação em relação ao assunto. Para agravar as avaliações sobre o desenvolvimento do potencial turístico da cidade, vale lembrar que a Prefeitura da cidade está executando investimentos na chamada 2° Fase das obras de urbanismo na Rua da Praia -com uma linguagem arquitetônica que privilegia a vista para o mar, com a valorização paisagística do local. , vale relembrar, o problema que já citei na postagem de referência, e a delegacia da Capitania dos Portos ainda está debruçada sobre a questão. Há o projeto de ampliação do Terminal da Petrobras. Agora, há esse grande projeto de Ampliação do Porto. E aí, quem se habilita?
-
13h21min.            -            adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"