REGIÃO METROPOLITANA. E DAÍ?

Ontem (9), no Palácio do Governo em Campos do Jordão houe a cerimônia de assinatura do projeto que cria a Região Metropolitana da Região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, sob a batuta do Governador de São Paulo, ALCKMIM, quando finalmente a lei foi sancionada. Em release oficial -distribuído à imprensa- o Prefeito de São Sebastião, ERNANE PRIMAZZI, disse:_É um instrumento importantíssimo para a integração do estado e municípios". O Prefeito de Caraguá, ANTONIO CARLOS, não se faz de rogado em demonstrar profundo entusiasmo com a medida; e o Prefeito de Ilhabela, COLUCCI, já se pronunciou algumas vezes sobre o assunto, sempre favorável. Enfim, pelo que dizem as autoridades locais, trata-se de uma coisa boa. Pois bem, resolvi dar uma lida mais detalhada sobre a questão para saber então o que pode mudar e, noves fora, não muda absolutamente nada -a não ser que continue havendo a tal da 'vontade política' do Governo do Estado. O Prefeito de São Sebastião, ERNANE (PSC), fez um recorte interessante na prosa quando disse haver diferenças significativas entre a realidade vivenciada pela região do Vale e a do Litoral. A expectativa fica por conta da sugestão apresentada pelo secretário estadual EDSON APARECIDO, sendo a de que os 39 prefeitos desta nova região administrativa se reúnam e deliberem sobre suas ações prioritárias e discutam um só planejamento. O caminho é este mesmo -e é bom, mas se funcionará é outra coisa. 

Divisão Administrativa
----------------------------------------
A Região Metropolitana está dividida em cinco sub-regiões, sendo elas: 
Cruzeiro que contempla as cidades de (Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas Queluz, São José do Barreiro e Silveira). 
Guaratinguetá que envolve as cidades de (Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Piquete, Potim e Roseira). 
São José dos Campos que tem em seu grupo municípios como, (Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca). 
Taubaté que compõe com as cidades de (Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Tremembé e Redenção da Serra). 
E o Litoral Norte que agrega as quatro cidades, (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba). 

OPINIÃO
-------------------
Há uma planta de desenvolvimento da região do Litoral Norte com expansão econômica e urbana de todas as cidades da região, mas com impactos ainda imprevistos e um ônus que só será compartilhado com a nossa gente e isso precisa ser muito bem avaliado. Na boa, não confio nas intenções do Estado, mas torço para estar errado. Após a sanção do projeto,  será criado o Conselho de Desenvolvimento no prazo aproximado de 90 dias e a partir dele será discutido a implementação das Câmaras Temáticas do Conselho Consultivo e do Fundo, e minha expectativa está neste funcionamento e seus resultados. Desde já, todavia, conclamo à todos para criamos mecanismos de efetuar controle social sobre tudo isso. O Estado empurrou isso, em meu entendimento, goela abaixo da população local, pois não deu a oportunidade para que conhecessemos o projeto, simplesmente nos fez aceitar e pronto.
-
16h05min.         -          adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"