PROJETO 'CONTORNOS': ALTERAÇÕES FEITAS


Naquela bendita Audiência Pública realizada em 31/01/12, no Teatro Municipal de São Sebastião, quando se discutiu o licenciamento do projeto 'Contornos Sul de Caraguá e de São Sebastião' do DER e Dersa - sob a coordenação do Consema, os Prefeitos de Ilhabela e de São Sebastião questionaram pesadamente os procedimentos adotados até aquele instante,  já que as autoridades municipais não teriam sido consultadas nem ouvidas sobre a forumulação do projeto. Mas, na leitura que se deu pelo representante do Consema, havia sim registros de reuniões com autoridades locais, só que das gestões que os antecederam. Destacado nesta audiência pública pelo analista e blogueiro VITÓRIO PAPPINI, (coordenador da prévia candidatura do PDT sebastianense), que havia uma alça de acesso da nova rodovia que estrangularia o bairro de São Francisco, o representante do DER disse que havia sim essa previsão e que foi posta no Edital à pedido da gestão sebastianense anterior, do ex-prefeito JUAN GARCIA. 


Naquela oportunidade, como já me antecipei nesta redação, o Prefeito da cidade, ERNANE PRIMAZZI, alertou para a falta de diálogo institucional sobre o projeto, acusou a Direção regional do DER de criar certas dificuldades, pediu que todo o procedimento fosse imediatamente revisto, solicitou que o projeto fosse rediscutido e refeito tendo à mesa os técnicos das Prefeituras locais, e requereu de pronto a retirada dessa alça de acesso sobre o bairro de São Francisco. Enfim, um balde de água fria sobre os empreendedores do Estado, que seguramente não previam essa intervenção oficial. O Prefeito de Ilhabela, TONINHO COLUCCI, enfatizou assim:_"Se não é bom para São Sebastião, não é bom para Ilhabela". O Consema auscultou, lavrou em ata - e acatou.
Em 31/01/12, pubiquei:_"Contorno I"; e "Contorno II".

Nessa sexta-feira passada (18), eu ouvia a rádio Beia-Mar FM (103,7), de São Sebastião, (diga-se de passagem, a emissora tem um programa de MPB que gosto muito), quando entrou no ar uma entrevista com o Prefeito sebastianense, ERNANE PRIMAZZI, falando sobre a Audiência Pública que será realizada hoje (21), no Teatro Municipal (ouça a entrevista, clicando -aqui-). Para conforto da população do bairro de São Francisco, ERNANE afirmou que sua intervenção foi aceita, tendo revertido a questão. Numa conta fria, seriam aproximadamente 170 casas desapropriadas, fora os impactos de vizinhança com intensa movimenação de caminhões e carretas pesadas circulando, enfim. ERNANE disse claramente que discutiu o projeto em reuniões na cidade e em São Paulo, tendo havido as alterações necessárias, de forma que a mior parte dos pontos polêmicos foram minimizados. A expectativa de toda a população está para conhecer o formato final desse grande projeto logístico do Estado, no evento de logo mais no Teatro Municipal.
-
13 horas        -          adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"