DOIS PREFEITOS DIFERENTES, UM SÓ POVO

Outro dia ouvi o Prefeito de Caraguá, ANTONIO CARLOS, reclamando do Prefeito de São Sebastião, ERNANE, por que este teria dito que uma parte do atendimento na rede municipal de saúde sebastianense era dedicado a pacientes de outras cidades, entre as quais, a de Caraguatatuba. Muito bem, haja vista a eleição, é impossível não perceber que a relação política e institucional de ambos já anda estremecida faz tempo, mas com a eleição e o genro do Prefeito de Caraguá sendo candidato à sucessão em São Sebastião, ao que parece, azedou de vez. Todavia, mais que derivados do contexto eleitoral, ambos não podem se esquecer que são candidatos à reeleição em suas cidades, mas são também Prefeitos - e não concorrem entre si diretamente. Enfim.


Em particular, vejo algumas diferenças significativas entre os Prefeitos em tela, no entanto, não vou dizer que um seja melhor ou pior que o outro, porque não creio que esse tipo de abordagem trará frutos sadios para os debates necessários que as cidades governadas por ambos tanto precisam. Mas, que conste em registro o seguinte:

Em 06/06/12, publiquei: "Ibama diz que Unidade de Gás de Caraguá emite substância cancerígena"; dispus o vídeo da TV Globo (Jornal 'Bom dia Brasil') sobre a matéria, em vídeo neste link -aqui-; depois publiquei: "Em Caraguá: O gás e o Câncer"; em 09/06/12, publiquei: "Gás e Câncer em Caraguá: Silêncio Institucional". Desde lá até o instante desta postagem não li no site da Prefeitura de Caraguá, nem recebi qualquer 'nota oficial', nem assisti a qualquer matéria jornalística que informasse alguma medida tomada pelo Prefeito ANTONIO CARLOS em relação a essa denúncia - de maneira a proteger a população. Se há, desconheço e, por esta medida, posso dizer haver leniência do Governo de Caraguá, quiçá o cometimento de um crime contra a população. 

De maneira oposta agiu o Prefeito de São Sebastião em relação ao caso da contaminação da água no lençol freático no bairro do Itatinga, pela Petrobras. Num primeiro instante, a Prefeitura acompanhou os órgãos ambientais de controle sobre as atividades da empresa responsável, quando houve acordos individuais que terminou por desmobilizar uma grande área no local e as famílias tiveram seus imóveis comprados. Pois bem, vencida essa fase, os técnicos e a fiscalização do Governo Municipal se mantiveram atentos ao problema e, recebidas reclamações dos moradores quanto ao forte cheiro de gás exalado no Itatinga desde que começou a tentativa de descontaminação do solo, as obras foram embargadas - sem choro nem vela, conforme boa matéria do jornal Imprensa Livre (15 e 16/09/12), e publicação da 'Rádio Piratininga' que você pode ler clicando -aqui-. Em outras palavras, mesmo sabendo que a Petrobras (a mesma da UTGCA de Caraguá) é uma empresa séria, a Prefeitura faz exigências no processo processo de licenciamento, em defesa de sua população. Neste caso, o Prefeito ERNANE age completamente diferente do seu novo algoz.

Senhores Prefeitos e honrados leitores, sabemos que antes das querelas políticas e das disputas eleitorais, vem a população - e citei um exemplo de cada lado sobre um problema extemporâneo de grande repercussão sobre cada gestão e sobre como cada Prefeito lidou com os fatos, e cada um que faça a sua leitura. 
Aos debates.
-
00h38min.        -         adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"