VEREADORES QUE SE OPÕEM
Não deixa de ser interessante fazer uma breve leitura política sobre a forma como cada vereador dos dois principais partidos que se opuseram a situação nessa última eleição municipal estão se comportando no exercício do mandato legislativo - em busca de empunhar uma bandeira que lhes confiram maior visibilidade no jogo. O vereador GLEIVISON GASPAR, aliado do ex-prefeito da cidade, JUAN GARCIA e candidato derrotado pela segunda vez consecutiva pelo mesmo adversário, o prefeito reeleito ERNANE PRIMAZZI, de um lado; e o vereador REINALDINHO MOREIRA, aliado do tucano que foi candidato a prefeito pela primeira vez, FELIPE AUGUSTO, de certa forma, mantém na Câmara uma postura muito parecida com a que apresentaram seus líderes políticos na campanha eleitoral, mas imprimindo suas prórpias digitais - o que faz toda a diferença.
Ora, o vereador GLEIVISON, conta com 'notinhas' no jornal Imprensa Livre, muito mais que qualquer outro vereador, e é sabido que este jornal tem em seu comando um grupo empresarial com ligações muito amistosas com o ex-prefeito, mas o vereador não se dá por acomodado, vai à luta. Ele tem feito inserções políticas muito interessantes e faz uma oposição com muito discurso de efeito e algumas ações que merecem atenção pelas sacadas, como foi o caso último de ter ido às ruas perguntar para alguns comerciantes o que achavam, se concordavam ou não, com uma Mensagem do Executivo sobre a implantação do estacionamento rotativo na cidade, chamado 'Zona Azul', ao que fez grande publicidade, principalmente pelas redes sociais demonstrando haver contrariedade desses comerciantes que ouviu. Demoveu, de certa forma, o Governo de fazer como se previa, conquistou o espaço para mais diálogo. Cabe uma série de questionamentos quanto aos procedimentos dessa consulta que fez, sobre metodologia, métodos de aferição, enfim, mas nada disso é o relevante para o caso, e sim a boa iniciativa do parlamentar. É isso, à exemplo da postura de seu líder, GLEIVISON se mantém na linha de oposição, só que imprimindo sua marca, a da confabulação. E isso é salutar.
O vereador REINALDINHO, por sua vez, mais comedido, mas não menos voluntarioso, gosta de ouvir e se cerca de cuidados menos panfletários para seu pragmatismo, qual seja, o de se estabelecer politicamente. Tem a seu favor a conotação de ser eleito como representante de um segmento importante da sociedade, a juventude. Adepto ao diálogo, tem foco no setor produtivo, com ênfase na questão portuária. Assim como seu líder na cidade no último pleito, faz inserções políticas mais pontuais, mas precisa ter cuidados redobrados para que isso não lhe soe desatenção aos assuntos que possa interessar ao coletivo e não à ele, como foi o caso que aconteceu com seu líder partidário local. De certa forma, tem surpreendido a muitos pela habilidade com que se move nos bastidores e pela forma despretensiosa com que busca independência no exercício do mandato.
Ambos, todavia, exercem, cada um à seu modo, o mandato de maneira bem distinta - por hora - do que seus antecessores que compunham o que sempre chamei de hipotética oposição, e tem a sorte de encontrar um campo fértil às conversações políticas com o Governo, visto que o Prefeito ERNANE, conhecidamente, gosta da boa prosa política. Por enquanto, à julgar pela forma como cada um inicia seus trabalhos, não trazem para dentro do Legislativo muita diferença da estratégia com que cada grupo político a que pertencem se apresentou na campanha eleitoral municipal. Acima de tudo, isso pode ser compreendido como respeito ao voto que tiveram. A reeleição do prefeito, fato inédito na cidade, ao que parece não só serviu de lição aos estrategistas de plantão, como tem feito os eleitos serem mais cuidadosos em não fraudar o discurso do palanque - quando exercem o mandato.
-
11h06min. - adelsonpimenta@ig.com.br