JORNALISMO DA MORADA: UMA CRÍTICA


OPINIÃO

Olá, boa tarde.
Não podia, de forma alguma, deixar passar em branco sem tecer um breve comentário sobre esta audição que se refere ao programa de jornalismo na Rádio Morada do Sol FM (95,5), em São Sebastião/SP. O jornalista ACÁCIO, âncora do programa, que foi Diretor de Comunicação da Prefeitura na gestão do ex-prefeito JUAN GARCIA, justamente o segundo colocado das duas últimas eleições municipais e que judicializou o processo reivindicando a cadeira de mandatário do Município,  diz que recebeu uma manifestação por e-mail de uma ouvinte, mas não revela o nome dessa pessoa, e que, esta, por sua vez, diz que esteve na Sessão da Câmara e que teria prestado atenção no que discursaram os vereadores REIS e REINALDINHO - e que estes teriam feitos vários questionamentos sobre a seriedade do Juiz. Na sequência, ele diz que a ouvinte sugeriu que a rádio "tentasse" um posicionamento do Juiz Eleitoral em relação a essas "colocações". 

ACÁCIO, o apresentador, se referia ao entendimento desta suposta ouvinte em relação aos trechos dos discursos dos vereadores que proferidos publicamente na tribuna legislativa. Digo trechos, porque ele reproduziu o que a suposta ouvinte teria escrito, mas, retalhos - fora de um contexto. Então, o jornalista diz que a sugestão da suposta ouvinte foi acatada e que as "indagações" foram encaminhadas ao Juiz Eleitoral GUILHERME KIRSCHNER - que prontamente responde a emissora por e-mail. É isso que se ouve na gravação, basta ouvir. Mas, ele não informa o que realmente foi discursado, só pinça detalhes.

Entenda o caso:
Pois bem, o Juiz Eleitoral de São Sebastião e Ilhabela, GUILHERME KIRSCHNER, cassou o diploma do prefeito e de seu vice por duas vezes, em processos distintos. No segundo caso, ele reformou sua própria sentença, depois que o TRE pediu correção nos procedimentos. Foi este mesmo magistrado que também concedeu o Efeito Suspensivo sobre a cassação. Os vereadores reagiram politicamente, no uso de suas atividades legislativas, exercendo o seu livre direito de manifestação com críticas aos procedimentos judiciais, tais como a letargia na decisão e a mudança de sentença. 

Isto posto e explicado, pergunto: 
Sobre quais indagações trata o apresentador? Nenhuma foi formulada, ao menos não foi dito isso no ar. Portanto, a resposta do magistrado à emissora, nesta postagem,  será tratada como uma opinião pessoal e por que não política do cidadão GUILHERME KIRSCHNER. Sua palavra oficial já foi proferida nos autos, e a dos vereadores na tribuna. Cada um no seu quadrado. Nada de anormal.

Mas, a estranheza que trago aqui é o fato de a emissora Morada do Sol não ter produzido uma reportagem específica sobre o assunto, mas ter pego carona numa manifestação de uma suposta ouvinte que sequer o nome teve revelado. E mais, o âncora, a despeito de ter motivações pessoais em favor do segundo colocado no processo, afinal, ocupou um cargo comissionado de nomeação sob confiança política do ex-prefeito, simplesmente joga no limbo dois vereadores que, em tese, deveriam ser oposição, considerando a óptica dos militantes do ex-prefeito na rede, ensejando entendimento de revanchismo político. Mas, ele o faz, sem ter conferido aos mesmos vereadores a oportunidade de ocupar o microfone da emissora para detalhar ou falar melhor sobre o caso. Simplesmente ignorou-se isso e tomou-se por base a manifestação de uma suposta ouvinte para provocar o Juiz Eleitoral a responder sobre uma crítica política dos vereadores. De certo modo, isso pode terminar jogando contra a relação harmoniosa das instituições.

Por fim, com todo respeito a direção da rádio, que tenho por certo zelar pelo compromisso do jornalismo sério, essa prática mostrou-se ruim. A população está num mar de dúvidas quanto aos desdobramentos jurídicos que envolvem o poder da cidade, logo, a responsabilidade de uma emissora outorgada deve ser a de informar e não a de inflamar. A quem interessa esse tipo de comportamento no departamento jornalístico de uma emissora com abrangência regional, com tamanha história em nossa cidade? Com todo respeito, é a minha crítica.
-
18h33min.       -      adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP