MANIFESTAÇÕES DISTINTAS

Texto postado originalmente no facebook
reproduzido em sua íntegra neste blog

Em São Sebastião/SP, ao contrário de outros tempos, enfim setores da sociedade começaram a dar vazão aos seus reclames, ora participando de reuniões e audiências públicas, ora escrevendo e se manifestando por diversos meios, inclusive com mobilizações de pessoas que se identificam com as mesmas petições. Sem que qualquer outro ensaio crítico se faça necessário, é preciso reconhecer um valor sociológico intrínseco nisso tudo - por si só. A pergunta sobre quais resultados práticos se obtém é outra coisa, mas, há que se considerar que até as indagações não podem ser generalizadas. Há movimentos e movimentos.

Na região central, para me ater aos episódios mais recentes e atualizados, uma pequena caravana foi às ruas com palavras de ordem contra o mandato exercido pelo prefeito recém reeleito. A "causa", é a substituição do que venceu o pleito eleitoral pelo que ficou em segundo lugar. As alegações mais espalham que ajuntam razões de conteúdo sobre as pretensões. Não obstante, a marcha foi orquestrada por um vereador da oposição, alguns dos principais militantes partidários de oposição e boa parte de pessoas que foram agraciadas por uma Portaria com nomeação em cargos de confiança política na Prefeitura na gestão retrasada, justamente sob a égide do ex-prefeito que não logrou êxito em sua tentativa de reeleição, nem tampouco na investida pela retomada da condição de mandatário do Município pela outorga direta das urnas nas últimas eleições municipais; portanto, por mais que as intenções sejam anunciadas aos gritos como sendo justa, a motivação, neste caso, foi iminentemente eleitoreira.

Na região da Costa Sul, todavia, um grupo ainda menor de manifestantes foi às ruas narrar sua indignação com o que consideram leniência nas devidas respostas às consequências das chuvas. A causa é outra, é mais plural. O efeito, ainda que tenham sido menos pessoas mobilizadas que a da região central, tem outro mérito, outro objetivo. A Prefeitura, por sua vez, por meio de sua diretoria regional, alega compreensão, mas discordância com parte das reivindicações. De toda sorte, é diferente a "causa".

Tanto num caso quanto no outro, viu-se o esplendor da democracia. Mas, também restou claro que não dá para pegar carona de um evento em outro, cada qual tem seu quinhão de responsabilidade, principalmente quanto ao que se busca, a "causa" defendida.  É o meu entendimento.
-
12h49min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"