PESSOAS SE MANIFESTAM EM FAVOR DO PREFEITO ERNANE

Olá, bom dia


Ontem (23), foi um mais um desses dias importantes para o contexto político da cidade sebastianense. Partidos da base aliada governista se organizaram e mobilizaram pessoas, simpatizantes, militantes, filiados ou não, enfim, para o que foi chamado de 'ato cívico em defesa da decisão popular das urnas', que, no fundo, terminou sendo mesmo um ato público de apoio a permanência do prefeito ERNANE PRIMAZZI na cadeira de primeiro mandatário do Município - para o qual foi eleito pelo escrutínio secreto popular, dentro das regas do jogo. 

O fato é que, como todos sabemos, por iniciativas reiteradas do candidato que ficou em segundo lugar nas duas últimas eleições municipais, o ex-prefeito JUAN GARCIA, que ingressou com várias denúncias contra o prefeito que sagrou-se vitorioso pela segunda vez consecutiva, tendo, portanto, sido reeleito, o Juiz Eleitoral da cidade, GUILHERME KIRSCHNER, por duas ações distintas, ambas já abordadas por esta página, cassou o diploma do prefeito e de seu vice, mas, diga-se também, concedeu o Efeito Suspensivo para que o Recurso seja providenciado sem que o mandatário deixe a cadeira.

Por conta dessa cassação em dose dupla, sobre as quais respeito, mas discordo, militantes da oposição ensaiaram uma mobilização de pessoas pelas redes sociais para exigir o afastamento do prefeito e a consequente posse de seu líder, o ex-prefeito, bem como ouviu-se palavras de ordem como impeachment e cartazes falando em corrupção e coisas do gênero. Isso faz alguns poucos dias. Houve uma pequena caminhada de cerca de 70 pessoas por algumas das ruas do centro da cidade, e o vereador GLEIVISON GASPAR se fez presente no ato.

Como disse no início deste artigo, os partidos de coalizão governista fizeram ontem um chamamento para que se constasse o registro desse apoio ao prefeito ERNANE. Cerca de 700 pessoas, é estimativa minha pelo que vi, lotaram a frente da Igreja Matriz, a frente da Câmara Municipal e boa parte da Praça do Coreto, numa concentração que se mostrou pacífica, sem grandes alardes, mas com impressionante força. Foi utilizado um carro de som, de onde se ouviu explicações sobre a razão pela qual todos estavam ali. Aos poucos o movimento foi dispersando, sem qualquer registro de ocorrência policial.


Não há efeito legal algum nesse ato, como não houve no anterior com a oposição, mas, de certo modo, ambos mostram que as decisões proferidas pela Justiça, além da insegurança jurídica, fizeram ebulir o caldeirão político e social, provocando notória instabilidade política na cidade. As ações estão em fase de recurso no TRE/SP e não se sabe bem o que de fato ocorrerá, mas, já disse isso aqui, a vida política da cidade jamais será a mesma. Na manifestação de ontem havia muita gente que ocupa cargo comissionado no governo, porém, por ser em horário fora de expediente, não vejo absolutamente nada de anormal. Cargo comissionado é de livre nomeação política e supõe-se que os nomeados gozem da confiança do prefeito, assim como lhe hipotecam apoio, portanto, tudo dentro das regras do jogo e da normalidade.

Na Câmara Municipal, onde havia Sessão Legislativa ordinária, foi finalmente ouvido eco das ações. Os vereadores, maioria da base governista, abordaram a questão. A defesa política do prefeito ERNANE foi feita em alto e bom som, e houve declarações importantes de respeito, mas de discordância em relação a cassação do diploma do prefeito. Como Poder independente, o Legislativo ontem se pronunciou.

É o meu relato.
-
12h09min.      -      adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"