PROJETO "NOVA TAMOIOS CONTORNOS", COM INSEGURANÇA SOCIAL

Alckmin autoriza início das obras da Nova Tamoios Contornos



O progresso é inevitável, isso é certo. Mas, há que se empreender ter cuidados, além dos investimentos. O Governador de São Paulo, GERALDO ALCKMIN, assinou o contrato pela execução do bilionário projeto de construção de uma nova rodovia, chamado de Nova Tamoio Contornos. O objetivo é fornecer logística a outro megaprojeto do Governo do Estado, o da ampliação do porto de São Sebastião. A responsabilidade pelo projeto é do DERSA.

Clique sobre a foto e visualize-a melhor

Apesar de vários questionamentos apresentados nas audiências públicas e nas reuniões entre prefeitos e empreendedores, que certamente alterariam o modelo apresentado, o Consema, órgão estadual responsável pelo licenciamento, aprovou o EIA_Rima do empreendimento, de acordo com Parecer Técnico emitido; porém, sem considerar as reclamações apontadas pelas autoridades e sociedade. O Governo estadual gostou, a população de São Sebastião, não. Há muita insegurança sobre a gestão social do projeto, principalmente, além de questões ambientais e urbanísticas. Moradores da cidade sebastianense estão com absoluta falta de informação quanto as desapropriações que serão feitas, e nenhum canal seguro de diálogo foi estabelecido com as comunidades para onde se prevê a construção das alças de acesso. Não há gestão social sobe o caso.

A ideia é desafogar parte da rodovia Rio-Santos, principalmente com a estimativa de intensa movimentação de caminhões. Investimento inicial de R$ 1,35 bi, mas, não se iludam, os aditivos hão de repor os 32% de economia feita sobre os valores referenciais. O fato é que há insegurança social e isso não pode ser permitido pelo MP. A Câmara Municipal, a Prefeitura e as Associações de Moradores precisam se unir e se mobilizar, no sentido de se exigir a gestão social sobre o projeto.
Tornarei a falar sobre o assunto.
-
16h30min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"