HOSPITAL REGIONAL: ALCKMIN TENTA AGRADAR A GREGOS E TROIANOS


Clique -aqui- e ouça a entrevista do prefeito Ernane, 
na Morada do Sol FM (95,5)

Em ano pré-eleitoral o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, age de maneira que possa agradar a gregos e troianos. A emenda nunca é fácil, mas, talvez diga ele, é a possível. Há uma discussão conhecida dos moradores do Litoral Norte Paulista, que é a busca pelo novo Hospital de referência Regional. A cidade de Caraguatatuba peticiona requerendo, e as demais cidades da região fecharam com o Prefeito de São Sebastião para que seja construído na cidade. Mas, a equipe do Estado achou uma saída que procurou desagregar menos.

Em dois anos de intensa discussão, ontem (28), houve uma reunião no Governo do Estado, que, segundo o Prefeito Ernane, foi tensa, mas boa, talvez, arrisco eu em palpitar, porque arestas tenham sido aparadas. Ele não deixa de elogiar e agradecer aos prefeitos de Ilhabela e Ubatuba pela adesão a tese de que em São Sebastião seria melhor. O princípio da conversa, nessa reunião, era o de transformar o Hospital Stella Maris em Regional, o que os demais prefeitos entendiam como a pior das decisões. Ernane disse que o apalavrado político foi para o espaço, então que se discutisse a questão da viabilidade técnica. Imagino que aquele cafezinho tomado com Alckmin na Padaria Elite deva ter ficado amargado e frio agora. 

Chegou-se a uma conclusão: Como ninguém podia sair do jeito que entrou naquela sala, ou seja, de mão abanando, acordo alinhavado na hora consistiu em um aporte financeiro para Ubatuba, ufa, não vai perder de zero; recursos para a construção de unidade própria do CAPS para Ilhabela, e o Prefeito Toninho Colucci deverá providenciar o local; um Centro de Reabilitação Luci Montouro para São Sebastião, que deverá ser construído na área que havia sido reservada para o HR, na Enseada; e o Hospital Regional será em Caraguá, que deverá ser construído nas proximidades do Shopping Serramar. A mágoa deu lugar ao riso e a rispidez do encontro foi remediada.

Entre mortos e feridos, todos se salvaram. Mas, para mim, o que resta provado é que esse tipo de medida desidrata o peso que se quis dar a RM Vale. Não foi neste fórum que a solução foi encontrada. As relações políticas entre os prefeitos é razoavelmente boa, exceto o Prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, que, a despeito da importância de uma reunião como essa, enviou o filho em seu lugar, que é vice-prefeito da cidade. Mas isso é o que menos importa, desde que a população tenha serviços de qualidade na esfera pública - é o que creio também

Óbvio que, por ser do mesmo partido que o Governador, o Prefeito caraguatatubense Antonio Carlos se articulou politicamente para que o Hospital regional fosse para sua cidade, e foi exatamente o que acabou ocorrendo, mas, ouso em dizer que ainda não é possível estimar a quantidade de calafetes que será necessária para selar a fissura política que provavelmente foi provocada. E agora, segundo o Prefeito Ernane, a conversa flui bem com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no sentido de se restabelecer a condição de filantropia da Santa Casa. E Padilha deverá ser... deixa pra lá. À ver.
-
 09h45min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP