USEIRO E VEZEIRO...


Expressão conhecida de nossa língua, mas, especialmente cunhada numa redação em decisão judicial recente em São Sebastião/SP, pelo Juiz da 2° Vara Civil da cidade, Dr. Guilherme Kirschner, para definir seu ponto de vista em relação a postura de um político local, sua apresentação é fantástica para a definição da conjuntura política no município de São Sebastião/SP. O socialista Roberto Amaral, um político de projeção nacional, em seu artigo mais recente, "A Toga e o Palco", publicada em 24/09, na Carta Capital online, também fez uso da expressão, ao se referir a postura de um ministro do STF. 
Gostei - e tomei por fonte desta abordagem, que pretende ser extrovertida - e só.

A disputa política na cidade deixou de ser um Fla x Flu nesta última eleição municipal, e que bom, quando outros nomes quebraram a força da polarização. O fato é que há mais coisas em jogo. O processo eleitoral foi esticado e saiu do controle da população e seu voto, para a deliberação de interpretações de homens que operam a lei em busca de Justiça. Mas, na cidade, agendas públicas importantíssimas - e de grandes impactos, estão em voga, como os projetos milionários da expansão do Tebar, e bilionários com a expansão do porto e a construção de uma nova rodovia. Useiros e vezeiros da crítica sistemática, (olha aí o emprego da expressão), não dormem, embora vacilem na qualidade de suas inserções, acusam tudo e todos - apostando visivelmente no quanto pior, melhor.

Mas, não se resume a isso, useiros e vezeiros de disputas eletivas, como alguns dos que disputaram a última eleição municipal de forma direta - ou indireta, neste caso, auxiliando os que estavam na linha de frente, se omitiram sobre tais discussões, literal e pessoalmente.  O esconde-esconde de quem alimenta tamanhas pretensões não caiu bem, e a sociedade acusa isso. Por outro lado, como filho bonito sempre tem alguém assumindo a paternidade, por ter havido uma solução menos danosa social e urbanisticamente para as alças de acesso sobre o traçado do projeto da nova rodovia, há investidas pelos holofotes de cidadãos chamando para si uma suposta "liderança comunitária", assim como ex-candidatos a prefeito. Mas, neste caso, ainda que se tornem useiros e vezeiros na promoção da própria imagem sobre a patente da ideia que resolveu a questão, o fazem com um olhar mais complacente da sociedade.

De um jeito ou de outro, eu mesmo, neste blog, tenho sido useiro e vezeiro em leituras reflexivas acerca de cenários e conjunturas políticas, sempre apresentando uma opinião que se arrisca à contribuição dos debates, jamais tentando a monopolização da verdade. A discussão política nas redes sociais também está com seus useiros e vezeiros, de maneira que tudo vira ingrediente de discussão. O que, por fim, ensejo, é que tantos useiros e vezeiros se dediquem ao patrocínio de um debate mais amadurecido - que de fato despartidarize as pretensões - e sirva de ponte na busca de soluções práticas, além da construção necessária de um maior poder de conscientização crítica de nossa pólis. Foi-se o tempo em que a dita 'opinião pública' era um produto da imprensa, já que a internet abriu espaços e garantiu voz para todos - e é assim que estamos escrevendo a nossa história, sendo useiros e vezeiros de nossa opinião própria. E que bom.
É isso!
-
23h18min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"