GESTÃO DO TENÓRIO: UMA OPINIÃO

Clique sobre as fotos e visualize-as melhor


Uma revolução social, as vezes, por mais perceptível que esteja, por mais ao alcance dos olhos, nem sempre é percebida, principalmente quando feita de forma séria e por meio de uma relação política. Mas é exatamente isso o que vem promovendo o Presidente da Câmara de São Sebastião/SP, Marcos Tenório, em sua gestão no comando da Casa. Institucionalizar o diálogo com alunos em seu ambiente de aprendizado, e com a sociedade em seus próprios bairros já é uma medida que precisa ser aplaudida. Aproximar a Câmara do seu povo é um caminho que aproxima pessoas e governantes e interage o interesse público; em outras palavras, uma ponta silenciosa para a construção de uma consciência crítica, sem dúvida. 

Não obstante tais medidas, tem ainda a digital desta presidência, faço questão de criticar, mas também de reconhecer, a excelente iniciativa com o projeto "Viva o Centro", que já em sua primeira realização mostrou-se uma assertiva e tanto. A tendência natural é a sua expansão; e ontem (02/12), Câmara de São Sebastião/SP discutiu a trajetória de 25 Anos da Constituição Federal, promovendo um ciclo de palestras em que se abordou a Carta Magna brasileira - desde a sua promulgação, no dia 05 de outubro de 1988 até os dias atuais. Não há dúvida, outra bela iniciativa.


O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Dr. Felipe Locke Cavalcanti, e o Promotor de Justiça do Estado, que atuou durante a década de 90 em São Sebastião, Dr. Marcelo Róvere, assim como o diretor de Assuntos Jurídicos da Câmara Municipal, Dr. Marcelo Galvão, e o professor Geraldo de Buta, foram os palestrantes convidados e abrilhantaram o evento com verdadeiras aulas sobre os ganhos democráticos com a Constituição Cidadã Brasileira e as leis municipais, como a Lei Orgânica. Quando falei em revolução social silenciosa, toquei neste ponto - o da promoção de debates qualificados, de confabulação aberta entre autoridades e sociedade, que se tornam questões de valores para formação cidadã de alcance imensurável nesse momento. 

Meus parabéns ao vereador Tenório pela visão de empreendedorismo social e institucional, as portas do Legislativo vão ficando sem tramelas para seu povo - que bom. E tinha que ser justamente ele, por sê-lo fruto do autoritarismo em tempos modernos, quando chegou a perder o mandato para o qual foi eleito na legislatura passada, quando teve o partido a que pertencia - o PMDB sob imposição de uma medida autoritária - a intervenção, contra a qual se rebelou pela forma injusta com que se impuseram sobre um Diretório constituído. Pagou um alto preço, mas não se acovardou, refez-se e foi novamente às urnas e lá sagrou-se vencedor, enquanto seu algoz perdeu. 

Vale um Salve? 
-
15h41min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

  1. Adelson, por fazer parte desta equipe, da qual o presidente Tenório é o líder, que escrevo para agradecer pelas suas palavras. Sem dúvida, neste último ano, a Câmara tem demonstrado coragem para inovar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"