HÁ UM FOSSO...

Houve certo descuido da base governista em relação ao pedido da oposição de convocação do secretário de habitação do Município? Essa é uma pergunta que me intriga. Talvez eu esteja vendo coisas onde não existam. É provável. Ou não? 


Até que ponto houve vacilo ou permissividade? Seria uma ação bem ensaiada e que contou com uma estratégica articulação da oposição? Seria uma manobra do próprio Governo para fazer com que um dos seus vá ao Legislativo num momento em que o caldeirão político está ebulindo, para: a) responder de pronto a todos os questionamentos e esvaziar de vez a pauta da oposição; b) para ser provado no calor de perguntas delicadas e, com isso, fritá-lo em óleo fervente? Ou seria um recado claro de descontentamento da base de sustentação parlamentar governista na Casa, para o prefeito?

Seja lá qual for a resposta que melhor se encaixe ou traduza o caso, o momento é bom para reflexão. Dados preliminares do monitoramento de redes sociais mostram que há um fosso importante entre o interesse do cidadão pela política e pelos políticos, ao mesmo tempo em que há um despertamento popular pela coisa pública. Ainda em estudo pelo blog, resta claro haver maior grau de participação social, de cobranças sobre a baixa qualidade de serviços públicos, de controle social sobre a vida de mandatários e pessoas que exercem cargos de confiança política na esfera pública, enfim, há mais vozes, mais participação cidadã dos internautas. Um aprendizado.

Neste contexto, em leitura política minha, percebo haver em São Sebastião/SP uma corrente de militantes e ativistas digitais que quer denotar a um vereador a condição de "o único", dentre os demais, com condições de representatividade ou atuação parlamentar exemplar. Nada contra, isso faz parte do show, é tática de guerrilha política, e respeito a iniciativa. O fato é que, ao fazer isso, havendo ou não reação de pessoas simpatizantes aos demais parlamentares, acusa-se também, publicamente, uma tentativa de desgaste desta legislatura, o que termina contribuindo para esse esgarçamento entre o interesse do eleitor cidadão e o político no exercício do mandato. Além disso, tomando por base o ataque discursivo de um vereador contra a Câmara, considerando-a menos importante que um açougue, percebe-se haver também um frustrada tentativa de enfraquecimento do papel institucional do Poder Legislativo local. Uma afronta ao interesse público.

O que quero dizer, sem me ater a este ou aquele caso especificamente, é que tanto o Governo quanto os vereadores; que tanto os partidos políticos quanto os que cumprem mandato eletivo pela outorga do voto popular; que tanto as entidades de classe quanto os cidadãos comuns, enfim, que todo o conjunto da sociedade deve rever conceitos. É imprescindível o debate político, que, quando feito de forma educada, respeitosa e proativa, educa; do contrário, deseduca. O tratamento dispensado ultimamente por uma vereadora às pessoas desqualifica o debate necessário. Na medida em que o interesse político e cidadão do eleitor esvai-se, enfraquece-se todo o papel constitucional adquirido com lutas pelo voto popular. A expressão das urnas deve ser respeitada e, acima de tudo, compreendida. 

Há muito jogo de cena nas mexidas, nos discursos e nas performances dos políticos de plantão, faz parte do jogo, mas, o que talvez não estejam percebendo é que esse modelo já está falido. A sociedade se recicla, e o político que assim não o faz, tende a ficar pelo caminho. Portanto, seja lá qual for a razão pela convocação de um secretário do Município pela Câmara, não seria melhor que este tivesse ido deliberadamente tão logo percebeu a subida de tom em relação a sua pasta? Discursar contra a importância do Legislativo ou atacar deliberadamente os simpatizantes de outro parlamentar não é um excesso impensado? Num passo equivocado, diversas interpretações podem e são feitas pela sociedade, - e é a consequência disso que tem feito o desinteresse aumentar entre o representando e seu representante político. É o que creio e acato as divergências. 
É o jogo!

Foto-Charge: Google/Clubedospensadores
-
10h56min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"