FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE SÃO SEBASTIÃO/SP: UMA LEITURA POLÍTICA


Reconheça-se que a aposta do Prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, na criação de uma Fundação para gerir a saúde pública municipal é um avanço de gestão institucional importante. Convenhamos, como esse setor precisa de melhoras no país. Parte importante das cidades brasileiras mais desenvolvidas está adotando esse modelo de gestão institucional. Foi aprovada em sessão extraordinária três Projetos de Lei que se referem à Fundação Pública de Saúde de São Sebastião.

O questionamento da oposição se limitou a salários, talvez pega de surpresa com essa proposta de inovação na administração pública municipal. Esclarecido isso, zeraram as dúvidas. O secretário de Saúde, Urandy Rocha Leite e sua equipe explicou tim tim por tim tim e ainda entrou em detalhes, o que uniu os vereadores pela aprovação. Um belíssimo trabalho de estudos e planejamento da Secretaria de Saúde, diga-se. Quando Ernane sacou seu homem forte do Governo e Administração para comandar a pasta mais sensível do Governo, apostou suas fichas na capacidade de Urandy de formar o staff e encontrar a soluções para a pasta que mais reclamações e citações recebe em qualquer lugar nas pesquisas de opinião pública. 

Importante dizer que a rede municipal sebastianense está sufocada pela desassitência que tem ocorrido com certa frequência em Caraguatatuba, visto que parte importante dos atendimentos locais é feita para pacientes que chegam a todo instante da cidade vizinha, principalmente. Além disso, o fechamento de unidades do ESF pela prefeitura de Caraguá ali na região próxima da Enseada, fez com que os moradores de lá viessem buscar os médicos do ESF de cá, razão pela qual, na medida em que fechava-se um ESF em Caraguá, abria-se outro no Jaraguá e Enseada, segundo um assessor do prefeito Ernane. O Governo já faz a convocação dos aprovados no concurso público para a Fundação, são mais de 120 vagas criadas.

O que se espera agora é o próximo passo: a execução dos projetos e a melhora dos serviços prestados à sociedade sebastianense. E, sem dúvida, o Legislativo deu grande contribuição nesse processo, tanto nos debates que antecederam a formulação da proposta - há alguns meses, quanto na aprovação das medidas de regulamentação e ordenamento jurídico da matéria agora.
-
11h36min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"