FILHOS DE PREFEITOS SÃO CANDIDATOS DA REGIÃO
No litoral Norte Paulista
Os prefeitos das cidades de Caraguatatuba, Antonio Carlos (PSDB), e São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), reeleitos em suas cidades e no exercício do segundo mandato, fizeram apostas eleitorais semelhantes neste processo, lançando seus filhos para deputado estadual. Ambos, não por coincidência, levam o nome do pai. Em Caraguá, o candidato é Antonio Carlos Júnior, e em São Sebastião é Ernane Primazzi, conhecido por "Ernaninho", que é vereador pelo segundo mandato consecutivo. A disputa promete ser acirrada e, de certo modo, dada a estrutura política que cada um traz pelo fato terem os pais prefeitos, tornam as demais candidaturas quase periféricas. Não menos importante, mas com menor potencial de propagação.
Por trás desses lançamentos, por óbvio, que há uma estratégia política, partidária e eleitoral de cada grupo concorrente. Para cada prefeito, mais que a consolidação dos espaços locais conquistados, está em jogo a liderança regional, o direito de ter um representante direto na Assembleias Legislativa com direito a voz e voto, o que, por outro lado, abre espaço para buscar espaços na administração estadual regional, sobre os vários meios que existem por aqui. Pelo lado dos candidatos, mais que filhos, são personalidades próprias, identidades que buscam se viabilizar com apoio dos pais, mas, fundamentalmente, tentam mostrar capacidade política de representatividade. Cada um quer fazer sua própria carreira na vida pública, imagino.
Regionalmente, cabe pensar, se das urnas sair um vitorioso, será um ganho e tanto; se saírem os dois, será extraordinário. Ou tem tudo para ser. Geopoliticamente, a região sairá fortalecida. Pela rearrumação administrativa do Governo estadual, o Litoral Norte passou a integrar a chamada RMVale (Região do Vale e do Litoral Norte), porém, além de ter menos população e eleitores que a região do Vale, padece também de uma representação política com mandato na ALESP, de maneira que, independentemente do que cada prefeito esquadrinha para aumentar seu cacife no jogo do poder local, a vitória desses candidatos porá mais peso à mesa de discussões do Litoral Norte por investimentos, por atenção do estado, entre outros fóruns, na RMVale. É o que se espera.
Agora, se algum deles se elegerá, se será um ou os dois, só as urnas dirão. É o povo quem decide. Mas, dada a importância da região, é bom que hajam representantes políticos nas demais esferas de poder. Há também candidatos da região para deputado federal.
É o jogo.
-
13h48min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário