ELEIÇÃO ESTÁ ÀS PORTAS
Reta final dessa campanha eleitoral de 2014, que, a meu ver, é uma das mais frias e difíceis dos últimos anos. Há um grande desinteresse do eleitor pelas campanhas; pouco se sabe dos candidatos e suas propostas; os debates se resumem muito entre os presidenciáveis -, no que tange a cobertura midiática, principalmente, sendo que até mesmo pelos candidatos ao Governo do Estado sabe-se tão pouco. Além disso, houve no interregno de uma eleição e outra a criação de novos partidos políticos - autorizados pelo TSE, com consequente migração de mandatários e candidatos, o que aprofundou, de certo modo, a incompreensão do eleitor quanto as razões ideológicas de cada legenda e postura política de tais atores.
Fora isso, convenhamos, há o caso de que as notícias sobre corrupção ganham invariavelmente a ordem do dia no noticiário. Não por um acaso, recentemente, essa insatisfação popular transbordou às ruas. Há desinteresse pela política; críticas sobre os candidatos; um fosso social em relação aos partidos; e, fundamentalmente, desaprovação sobre a qualidade dos serviços públicos oferecidos ao mantenedor de toda essa geringonça - Vossa Excelência - o Eleitor. Por estas e outras razões digo que esta é uma das mais imprevisíveis eleições dos últimos anos. Urge uma Reforma Eleitoral.
Por outro lado, são essas as regras do jogo que permanecem, até que sejam alteradas, e é com estas que o cidadão vai decidir pelo seu voto o papel de cada um. As cidades estão sendo sacrificadas cada vez mais pela forma distributiva das receitas públicas, e um novo Pacto Federativo costumeira e oportunamente é ensaiado - e só. Nesse sentido, a eleição dos representantes nas esferas de poder ganha cada vez mais peso político e institucional, na mesma medida em que se desidrata no interesse social. Terrível equação. Por São Sebastião/SP, há um único nome na disputa por uma cadeira de deputado estadual, o do vereador Ernaninho Primazzi. Na região há outros nomes na disputa.
A pergunta é: Como o eleitor decidirá seu futuro nas urnas?
Não há especialista que responda isso hoje.
É o jogo!
-
11h40min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário