CÂMARA VIRA ANTESSALA DA DISPUTA DE 2016

A Câmara Municipal de São Sebastião/SP já é a antessala da disputa eleitoral de 2016. Tenho alertado para este evento, que não é ocasional, é tático e proposital. O local terá cenário de guerra (política). A conta pode ficar salgada é para a sociedade. É preciso cuidar dos cálculos que são feitos por cada grupo político na Casa. Esbravejar ou elogiar não significa necessariamente que os objetivos traçados sejam alcançados. 

Leitura:

Os governistas vão cuidando da defesa do Governo, mas com digitais próprias, individualizadas, ou seja, cada um vai cavando seu próprio espaço. Não existe uma linha definida de atuação em bloco, em conjunto, como habitualmente atuam as forças políticas em colegiados. No Poder Legislativo local, cada um, com sua própria digital e modo de atuar, vai cuidado de providenciar a participação nas discussões das matérias. Isso permite dizer que atuam sem patrulhamento ideológico e com autonomia política. O preço é a mensura que cada um tem feito sobre a projeção de seus trablahos junto á sociedade.   

A oposição se mantém unicamente no discurso, joga pra galera, e por meio deste pretende conquistar corações e mentes. Há uma certa guinada, todavia, sendo a de que a impostura das ações de outrora vão dando lugar à oratória, com recursos assim: "em favor do povo", porque "está tudo errado". É com essa roupagem discursiva que o vereador Gleivison se refere ao Governo e parte para sua ofensiva crítica. Ele alimenta pretensões de ser candidato a prefeito em 2016. Em algum momento terá que ser maior que esse palavrório, caso leve à frente sua pretensão eletiva. 

A terceira força, considerando o resultado da última eleição municipal, está com o PSDB, que tem dois vereadores no exercício do mandato, sendo Jair Pires e Reinaldinho. Na maior parte das vezes, há dissonância nas ações políticas entre eles. Essa forma de atuação nos remete a algumas leituras, entre as quais a de que falta diálogo interno ou comando na legenda para a definição de uma estratégia única. Por outro lado, demonstra que o nível de participação legislativa do partido é intenso, sem interferências sobre temas corriqueiros, quando deverão atuar mais pragmaticamente em defesa das bandeiras partidárias quando julgarem o timming adequado.

A ala dos independentes, se é que essa interpretação cabe em tão elevado grau de disputa, joga mais com a pauta. O silêncio, a defesa em favor de um ponto de vista e os apartes, de certo modo, podem ser considerados mais importantes estrategicamente nesse momento. Há muitos fatores sendo avaliados nesse sentido. O vereador Onofre neto caminha nessa régua, enquanto outros põem um pé cá outro lá. nenhuma definição, por hora, deve ser considerada definitiva. Esse lado aposta no desgaste do debate e enfrentamento político das demais frentes. É um lance do jogo.

Mexidas e Movimentações
Há vereadores costeando o alambrado, como diria o Brizola, podendo trocar de partido. Há gente que quer migrar para o Poder Executivo, em postos de destaque e com certo poder de decisão. Há partidos políticos mudando de direção e, com isso, movimentando-se de um lado para o outro. Muita conversa aqui e acolá, todo mundo falando sobre e com todo mundo. Almoços, cafés e jantares já estão agendados.
É o jogo
-
13h17min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"