CMSS: ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Legislatura de São Sebastião/SP

A eleição para a próxima Mesa Diretora da Câmara de São Sebastião ganha fôlego, já que o tempo urge. Mais que a composição, é a presidência que tem peso de ouro. 

O PSC do Legislativo já fechou com o vereador Reis, mas o PSC do Poder Executivo não falou no assunto ainda, ou seja, os vereadores Marcos Tenório (atual Presidente da Casa) e Ernaninho (atual Vice-Presidente) já teriam apalavrado e antecipado o voto, mas o Prefeito Ernane não. 

O vereador Teimoso é do PSB, mesmo partido de Reis. Em tese, ele já contabiliza 4 votos.

O outro nome concorrente é do experiente vereador Luiz Barroso - o "Coringa" (atual líder de Governo). Em conversas mais reservadas com seus pares, ele assegura ter 5 votos, fora o seu. Ninguém consegue arrancar-lhe de quem seriam esses votos. À mesa de negociações, quando essa prosa tiver a participação do Prefeito, certamente ele abrirá o jogo. Por enquanto ele carrega como carta na manga.

Em tese, por essa conta, faltam 2 votos à serem conquistados. Só eles sabem quais seriam estes - e os disputam, é claro. Se ambos migrarem para Reis, ele empata; se um só o fizer, ele perde. Tudo em tese, reitero. 

Pela oposição, embora minoria e cada um com um projeto político distinto, mas com finalidade eleitoral semelhante, há ensaios para o lançamento de um nome, nem que seja para marcar posição e embaralhar o jogo. 

Importante dizer que o sistema é presidencialista. Quem preside a Câmara tem o poder de definição da pauta. O biênio será explosivo, já que será o do ano pré-eleitoral - o ano em que os pretensos candidatos precisam se decidir por qual partido concorrerão na eleição de 2016; e no último, é o ano do pleito eleitoral. 

E se empatar? Como é composta a Mesa Diretora e como se dá o escrutínio? Abordarei essas questões em postagem subsequente.
-
18h17min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"