SABESP, UMA EMPRESA (I)RRESPONSÁVEL
Não bastasse o fato de não disponibilizar todas as informações, regionalizadas, em seu site, sobre as reservações, distribuição e consumo; de não tomar medidas para contenção de gastos excessivos e desperdícios nas demais cidades, a empresa simplesmente dá declarações à imprensa que me assusta - e que demonstram claramente a busca desenfreada pelo lucro. Não é outra coisa senão isso. Água é um grande negócio, sem dúvida. Mas, alto lá.
As previsões climáticas para este período normalmente são boas, mas a realidade está aquém das estatísticas. Ainda vai chover, é verdade - e é o que se espera, mas as previsões já são a de que não será possível alcançar os limites desejados.
Postei no Facebook, em alguns grupos, o caso de veranistas que chegam na cidade e enchem e esvaziam piscinas durante a estadia, e o sol raiando e proporcionando excelentes dias para a praia. Fora isso, contabilize-se banho antes de entrar e depois de sair da piscina. Ponha aí um churrasco, logo, uma ducha para refrescar. Depois de tudo, tem o banho da noite. Isso para todos, proprietários e convidados.
Numa matéria exibida neste fim de semana na TV Vanguarda (retransmissora da rede Globo na região), o repórter informava que a Sabesp foi consultada e disse que não havia qualquer problema com o abastecimento, que havia previsão de chuvas e que estava tudo certo. Isso é uma verdade, mas é também um incentivo ao gasto. É a lógica do mercado, quanto mais se usa a água - e não importa como, mais lucro para a empresa.
Pergunto: Dado o contexto, isso está correto? Em casa estávamos economizando, pano úmido para limpar o carro, reuso da água da máquina de lavar roupas para lavar o chão da varanda e a calçada de frente de casa e coisas assim, enquanto veranistas faziam a festa com a água. Com essa postura da Sabesp, trouxa é quem economiza, porque pagando bem, que mal tem? Depois, caso falte água, a culpa é sempre do povo, nunca da empresa, que, a meu ver, atua como uma (i)rresponsável, nesse contexto.
-
09h 24min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário