CÂMARA E DERSA SE REÚNEM PELA TRAVESSIA DE BALSAS
Reunião da Câmara com o Dersa
Pauta: Travessia de balsas São sebastião - Ilhabela
Aconteceu há pouco na sala da presidência da Câmara Municipal de São Sebastião/SP uma reunião entre alguns vereadores e representantes do Dersa. Conduzindo os trabalhos estava o vereador Ernaninho (PSC), acompanhado de seus pares Reinaldinho (PSDB), Ercílio (SDD) e Teimoso (PSB). O vereador de Ilhabela, Nagib Pereira dos Santos também participou.
Do outro lado do balcão estavam Ibsen Trench Gomes (Coordenador), Antonio S. dos Santos Malta (Chefe de Departamento), Cavour Benzi Neto (Chefe de Departamento), e Ruy Pinheiro O. Junior (Gerente de Travessias Litorâneas).
Síntese das abordagens
> Fila da Balsa: Agentes de trânsito + impactos na cidade
Ernaninho alega que a cidade tem passado por transtornos com a organização dessa fila, que tem gerado custos para o Município.
> Operação:
Hoje com 05 balsas = 54- carros / hora
Irá para 06 balsas = 600 carros / hora
No verão serão 07 balsas
Obs) Houve adequação nos pontos de atracação. Houve também aditivo sobre a empresa contratada para ampliar a quantidade de operadores.
> Abrigo de Passageiros:
Ao ser pedido melhorias, a empresa alega que não as faz porque terá que sair daquele local a qualquer momento, logo, não seria recomendável um investimento agora. Também foi colocado que há uma certa demora na solução entre a Cia. Docas e a Prefeitura, em relação a um terreno nas proximidades - de frente para o mar.
> Relação trabalhador X Usuários
Foi abordado a forma desrespeitosa e autoritária como usuários dos serviços de travessia, as vezes, se dirigem aos trabalhadores - e estes terminam sendo demitidos, bastando haver reclamações pelo serviço de ouvidoria da empresa. Muitas vezes sem o direito de defesa do trabalhador.
> Prioridade na fila para moradores locais
À mesa foi posto um pedido de análise quanto a dar preferência na fila de espera aos moradores da cidade. Entre as prioridades estão as previstas em lei, sendo idosos, gestantes, médicos em serviço. O Dersa prepara um material de divulgação sobre as prioridades, detalhadamente.
> Fila com hora marcada
Esse tema também foi objeto de discussão, já que estaria se formando duas filas imensas na cidade, uma para o pedágio e outra com hora marcada, agravando o impacto sobre a cidade. Estima-se de 19/12 até o 1° domingo após o carnaval, algo em torno de 600 mil veículos na travessia. Seriam 20 horas marcadas X hora.
> Taxa Municipal
É possível que um Convênio entre o Município e o Dersa aconteça para que seja cobrado junto com o pedágio uma taxa municipal, semelhante a que é cobrada em Ilhabela - no retorno. Não se discutiu os critérios de implantação nem de controle. Foi uma conversa embrionária, pelo que percebi.
Informação "em Off"
Não foi abordado na reunião, mas ouvi nos bastidores, que o Dersa, a Cia. Docas e a Capitania dos Portos estariam em estágio avançado de conversações e negociação sobre aquela área de lazer da Marinha que existe entre a Rua da Praia e a área de embarque/desembarque da balsa, próximo ao heliporto. É possível que ali seja construído um bolsão de espera, que serviria de escape para a fila, com capacidade para 350 ou mais automóveis.
-
17h18min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário