DA MESA E DO JOGO


Luiz Barroso - o "Coringa", já dá expediente no comando da Câmara Municipal de São Sebastião. Assume a frente desse Poder pela segunda vez. Ele sucede o vereador Marcos Tenório. Seu mandato é para o biênio 2015 / 2016. Isso é que todo mundo já sabe. Mas, o que envolveu sua eleição, e o que cerca o seu período nessa condição doravante é outra história. Ele é sempre governista, não importa quem esteja de plantão no poder, é sua marca. Habilidoso, tarimbado, conhece os atalhos, mas também tem suas próprias pretensões eletivas. Tem compromisso de garantir a governabilidade, ao mesmo tempo em que fez concessões políticas à oposição pela vitória à presidência, de maneira que indispensavelmente parte da disputa de 2016 passará pela Casa de Leis.  

O Jogo / Composição da Mesa

PSDB
O vereador Jair Pires (Líder do PSDB na Casa), é o primeiro secretário e tem em Felipe Augusto, (expoente político de sua legenda local), um pretenso candidato à majoritária em 2016. Na bancada há ainda o vereador Reinaldinho. A tarefa de se opor é uma certa guinada na postura dos dois, já que ambos foram os mais governistas entre os que se elegeram em uma chapa que se opôs a dos governistas nas últimas eleições municipais, por um período desse biênio 2013 / 2014. Jair foi mais à esquerda, com o tempo; enquanto Reinaldinho ficou mais ao centro. No fim dos trabalhos, todavia, ambos já discursavam mais afinados entre si. 

Neste recesso parlamentar, por conta da força das chuvas e das consequências nas Costa Sul, Reinaldinho usou as redes sociais para atazanar a vida do Governo, o que gerou um certo bate-boca com gente próxima do prefeito. De algum modo, isso terá reflexos na volta dos trabalhos legislativos, creio. É uma mudança substancial de postura, que resta saber se será debitado em sua conta ou na do partido, ou seja, se terá sido uma ação isolada do vereador ou uma ação tática partidária para ocupar espaço crítico junto a população com vistas a 2016.

Felipe Augusto opta pelo silêncio em relação as críticas que lhe são desferidas e às cobranças sobre sua ausência nos processos em que agendas públicas municipais foram e são discutidas, algumas das quais com papel decisivo do Governo do estado, que é de seu partido. Exemplo disso foram as estocadas diretas que lhe deu o Secretário de Governo da cidade, Wagner Teixeira, em entrevista para este blog. O tucano não se pronunciou e ainda sai à francesa de uma prévia de um debate com o tucano Fernando Puga, por conta da disputa do segundo turno da eleição presidencial, que aconteceria numa rádio comunitária em Boiçucanga. O jornalista Helton Romano, âncora do programa, acusou o fato.

PP

O vice-presidente eleito é Marcos Fuly, que tem acordos costurados com o Governo. Aliás, o Presidente de seu partido é secretário municipal, Roberto Alves - o "Massa". Fora isso, um de seus irmãos, o empresário Luiz Alberto Fuly, se apresenta publicamente na condição de pré-candidato a prefeito também. Se quer se cacifar no tabuleiro onde o jogo da sucessão está sendo jogado, se faz parte de uma ação tática combinada com o seu presidente local, enfim, são questões que só serão melhor percebidas e avaliadas com o passar dos dias, mas uma coisa é certa, o Governo conta com sua parceria.  

PHS

Um dos articuladores da eleição à presidência do Legislativo, foi o vereador Onofre Neto, que já disse à mim que tem pretensões idênticas, ou seja, a de se viabilizar à prefeitura. Seu nome está no sonho de consumo do Governo para ser o próximo líder na Casa. Experiente, servidor público de carreira e advogado por formação profissional, dialoga com desembaraço com todos os lados, mas deu um passo atrás na velocidade das afirmações sobre suas pretensões eletivas para 2016.  

O mandato lhe serve de trincheira, mas antes de partir para ataques estratégicos, precisa avaliar as condições do processo para seguir em frente com sua saga eletiva. Sua relação com o Governo é algo em construção, que precisa ser aperfeiçoada - e para isso conta com entusiasmo do próprio presidente eleito da Câmara, vereador Coringa.

SOLIDARIEDADE 

Nos cochicholos do poder, nos corredores e entreouvidos corre a especulação de que o tucano Felipe Augusto teria sentado à mesa para uma prosa política com o vereador Ercílio, segundo secretário eleito da Casa, e um empresário, donde se teria tirado uma prévia sobre o nome de Ercílio para vice na chapa tucana. Apoio financeiro à campanha também teria sido discutida. nenhum dos dois lados falam abertamente sobre o assunto, sequer alimentam tal especulação. Mas, que conste o registro, porque política também é feita desse elemento. 

Mas, consta também, ainda no campo das especulações, que o tucano também teria oferecido o espaço de candidato a vice em sua chapa para o PR, numa reunião com os caciques da legenda na capital do estado, e também ao presidente do PSB, o ex-vereador Amilton. Como é só boato, não dá para acusar ainda overbooking nesse voo, que ainda é solo. O outro vereador da bancada, o Simei, foi cumprimentado por alguns vereadores como o "grande articulador" da chapa vitoriosa na Câmara, e isso teria ocorrido à revelia de um diálogo com o Governo. Se isso for uma verdade, pode ter saído grande desse processo, mas corre risco de ser desidratado no exercício dos dois últimos anos. Ou não.

PSD

Há ainda o vereador Coringa, que não assume a pretensão de ser candidato a prefeito, mas também não a nega. Em conversa com o empresário José "Rochinha", cheguei a reportar em minha página no facebook (Pimenta na Política), soube que pretende ser candidato a prefeito e que está com convites de vários partidos, mas que o PSD é uma legenda que lhe agrada, porque a conversa com o Coringa teria sido muito interessante, ou seja, o novo presidente da Câmara também está nessa.

Tem muita coisa acontecendo e muitas outra porvir, porquanto, continuarei acompanhando. Mais tarde farei uma leitura sobre os outros vereadores, os que não estão na Mesa Diretora eleita. 
É o jogo!
-
13h29min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"