SOBRE O AUMENTO DE PASSAGENS

Tabela de novos valores 
Passagem de ônibus
São Sebastião / SP

Nota Oficial da Prefeitura de São Sebastião informa que as tarifas de ônibus estão congeladas há dois anos e que houve redução em 2013. No dia 11/01, com exclusividade, fiz uma postagem sobre o assunto, neste blog. A Tabela acima (clique sobre a imagem e visualize-a melhor), representa o quadro de novos valores - praticados desde o último dia 18/01.

Fiz contato com a Ecobus, empresa responsável pelo transporte na cidade para conhecer parte de sua estrutura. Segundo informa sua assessoria de comunicação, a frota de ônibus é composta por 112 veículos, sendo 33 adaptados para cadeirantes, administrando no total nove linhas, sendo sete normais e duas escolares. A empresa possui 310 funcionários. Sobre a quantidade de idosos atendidos e passagens subsidiadas, a informação deve ser buscada com a Prefeitura, me disseram, mas houve um apalavrado de fazerem esse levantamento e me repassarem.

O prefeito Ernane Primazzi, (PSC), demorou à ser convencido da necessidade dessa autorização. Consta que em algum momento, por conta de suas exigências técnicas pela comprovação do equilíbrio financeiro da empresa, essa relação chegou a momentos críticos. Na aquisição antecipada das passagens o usuário terá um desconto na compra do bilhete. 

Outra novidade que será implantada em breve pela Ecobus, é a utilização do bilhete único e da catraca eletrônica. Para isso, a prefeitura concedeu o prazo de 180 dias para a regularização dos serviços. Ernane teria jogado duro para que tais benefícios fossem considerados. “O sistema de bilhete único assegurará ao usuário, pelo período de duas horas, a utilização da passagem ida e volta, sem alteração do percurso”, concluiu o prefeito.
Manifestação

Pelas redes sociais há uma tentativa de mobilização popular para um protesto contra a medida, considerada por alguns como "abusiva". Importante, todavia, dizer que várias cidades brasileiras estão autorizando o reajuste de tarifas para o transporte público. 

Particularmente, penso que é preciso que a empresa ofereça melhores condições sobre os serviços prestados, já que as tarifas servem para isso. Entendo ainda que a quantidade de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais é pouca. O transporte público precisa ter mais qualidade. Os ônibus não podem ter ar condicionado por que? Nesse calor, é o mínimo que se podia oferecer. Principalmente nos fins de semana, esperar um ônibus no ponto é um suplicio. Por fim, penso também que a constituição de um Conselho Municipal de Usuários deve ser buscada.

É isso.
-
11h42min.      -       adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"