WAGNER E FELIPE, FIM DO FAIR PLAY

A troca de farpas fez sucumbir o fair play pelo jogo da sucessão municipal em 2016, e, ao mesmo tempo, há certa busca pela polarização. Talvez fosse o que Wagner queria, e quem sabe seja o que enfatizará Felipe. 


A conversa informal do tucano Felipe Augusto com um portal regional de notícias, sobre sua nomeação para a Secretaria de Governo na Prefeitura de Caraguá, onde o prefeito é seu sogro, termina sendo mais um folhetim político. Como bem constatou em sua prestigiada página no Facebook, o Jornalista Helton Romano, mesmo sem citar nomes, houve uma certa resposta do tucano à provocação feita pelo Secretário de Governo de São Sebastião, Wagner Teixeira - em postagem que fiz neste blog. 

Cuidadoso e com um discurso tático, diz que é preciso garantir a governabilidade de Ernane, porque é a cidade quem sofreria com algo diferente disso. Irretocável, milimetricamente calculado. Estratégico, torna desimportante a força desta legislatura em apresentar algum candidato à sua concorrência, quando restringe a equação legislativa a "surpresa com a formação do G8" e que "a Mesa Diretora cuida dos dois últimos anos de um governo e não influenciará de forma direta nas eleições". 

Felipe, cirúrgico, propositalmente ignora o fato de ao menos dois vereadores terem discursado na tribuna sobre suas pretensões eletivas que vão além da reeleição à vereança, sendo Marcos Tenório e José Reis; sobre as articulações do vereador Onofre Neto nesse sentido, além das especulações em torno do PMDB com a possibilidade sobre o nome de Glevison Gaspar. É a ênfase da polarização, emoldurada também pela desconsideração com as demais possibilidades em outros partidos, como Fernando Puga (PT), Luizinho Faria (PCdoB) e João Amorim (PSoL), entre outras especulações, como o empresário Zé Rochinha, por exemplo.

Ainda durante o recesso parlamentar, por ocasião das fortes chuvas que prejudicaram principalmente parte da região da Costa Sul sebastianense, eu já acusava - em postagem pelo blog essa mudança de postura do PSDB local e subida de tom pelo vereador Reinaldinho, que vinha numa condição mais moderada até então, cabendo ao vereador Jair Pires as principais alfinetadas sobre o Governo.

Ernane não assumiu publicamente nenhum nome à sua sucessão ainda, no que se especula se Wagner o será. É possível. Eles também podem estar fazendo uma jogada com movimentos sincronizados. Felipe, que não tem nada com isso, vai buscar na estrutura institucional da cidade, onde o clã familiar lhe é favorável, o verniz que lhe faltava ao discurso sempre muito bem ensaiado. E Juan Garcia, outra força política da cidade, pelas redes sociais, acusou, de certo modo, o golpe com a liderança de Neto pelo Governo na Câmara. 

Será que os demais atores políticos permitirão a tentativa de polarização de Wagner e Felipe?
O jogo está sendo jogado.
-
fotomontagem: cocalcomunitario
13h14min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"