CORINGA E A SUA VIAGEM


Luiz Barroso, chamado de "Coringa", vereador que preside neste biênio, pela segunda vez, a Câmara Municipal de São Sebastião Oficial/SP, sucede outro governista, o vereador Marcos Tenório. Há muita especulação sobre este período, porque antecede o pleito eleitoral de 2016. A bordo do mandato e sob a direção habilidosa, Coringa quer mais projeção política, e da cabine de comando vai ajustando sua direção.

Conduz conversações mais amistosas entre a oposição e o Governo, no sentido de aparar arestas e fazer fluir melhor o trabalho de cada um, ou seja, reparando os excessos e preservando o conteúdo crítico, assim como não se nega ir de carona nas tratativas políticas de aliados governistas. Embarca, sempre que pode. Já presidente, cumpre meio que o expediente de um líder ainda, papel que cumpriu até o ano passado, e que este ano está com o debutante governista, Onofre Neto.

Mas, uma viagem dessa é longa, a estrada nem sempre é conhecida e obstáculos podem ser encontrados, e ele vai em velocidade média para evitar colisões e sinistros que impeçam sua rota traçada. É o que aparenta. Talvez sua manobra mais brusca até agora seja sobre o empresário Zé Rohinha, pretenso candidato a prefeito - e que está a procura de um partido. Com tamanha pretensão, tem encontrado abrigo e entusiasmo na condução partidária de Coringa.

Várias especulações sobre o trajeto do vereador são criadas, e sobre as quais falarei mais adiante.

Os partidos políticos estão em movimento, também na estrada, porque é preciso cuidar de construir nominata à vereança, o que vem antes mesmo de se saber se terá nome próprio na disputa à majoritária. A reforma política que o novo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, diz que porá em votação; se aprovada, mudará muito as regras em vigor.

Coringa, que segue para o destino que traçou em sua viagem, vai manobrando cuidadosamente, aqui e ali, para não se perder nas curvas, não exceder os limites de velocidade, mas também de olho no retrovisor para não ser ultrapassado por gente apressada, e atento para também não provocar acidentes. Cautela e foco.

Nessa estrada, com vistas ao mesmo destino, há outros motoristas, uns profissionais outros amadores, o que cria a possibilidade de abalroamentos, batidas de frente, capotamentos. Alguns involuntários, outros provocados, porque há gente emparelhando, há retardatários, mas há também gente longe do alcance dos olhos, podendo estar mais à frente, nunca se sabe.

Se, com mais ou menos jeito, todos redobrarem os cuidados na direção, pode até haver perda total do veículo conduzido, mas não fatalidades. Outra coisa é saber que não se deve ficar sem seguro, que habitualmente é conseguido pela formação de bons grupos de apoio, com visão e estratégia. Todos em frente.

Coringa que não descuide, porque o combustível é regrado pelo motor que o consome, mas a quantidade de paradas nos postos de abastecimento é o motorista quem decide, o que depende das reservas e da disposição.

Boa viagem a todos. Recomendo cuidado com os possíveis atropelamentos e com as condições climáticas.
É o jogo.
-
12h30min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"