379 ANOS: O QUE HÁ?

Nesta semana das comemorações pelos 379 anos de emancipação político-administrativa da cidade de São Sebastião, litoral norte de SP, há uma agenda cheia de eventos festivos. É também um ano de firmamento desse segundo mandato do prefeito da cidade, Ernane Primazzi (PSC), o primeiro a ser reeleito. Adversidades como chuvas fortes recorrentes e consequências ambientais, aperto financeiro devido ao depósito em juízo pela Petrobras sobre os valores corrigidos de seu IPTU, entre outras coisas, mexeram bastante com a percepção da opinião pública em relação ao seu Governo.

Nada que o abale, como pude constatar pessoalmente em conversa que publiquei neste blog. Na Câmara Municipal tem maioria; ascendeu à presidência de um importante fórum de representatividade política - o Codivap e mantém-se à frente da Abramt. No primeiro, reuniu-se com o Ministro das Cidades e articula apoio pela transposição de rios para recuperação da capacidade hídrica regional, e no segundo vai à ANP para debater a metodologia pela distribuição dos royalties, enquanto aguarda a palavra final do STF sobre as regras do jogo.

Há um ano o Prefeito se defendia judicialmente contra a cassação de seu mandato e também discursava para uma Comissão Especial do Senado Federal, a convite da Anamup, para apresentar um Estudo de evolução técnica e crítica sobre os royalties do petróleo. Faz um ano também que mais 300 pessoas ficaram desalojadas por conta da intensa chuva que atingiu a cidade, com destaque para a região da Costa Sul do município. 

Divulgado um calendário 
de entrega de obras e de outros investimentos no município, 
li e destaco algumas medidas:


O fato de que a UPA do Centro será retomada é uma ótima informação; a construção do CRAS da Topolândia, (aliás, se tem uma necessidade, é esta), é outra. Ainda no Topo, o Posto de Saúde está em reforma, e a Creche começa a ser construída. Que bom. Em Boiçucanga, a UBS está em construção, mas a crítica da vez é sobre o Hospital da Costa Sul. Pois bem, sobre isso a notícia é a de que o contrato com a construtora foi rescindido, com 52% da obra já pronta. Essa rescisão não foi litigiosa. O Prefeito diz que a Prefeitura já dispõe de recurso para concluir a obra, e o edital de licitação para esta fase deverá ser publicado até o final de abril. Ufa. E, é claro, a Praça Pôr do Sol, enfim, terá investimento.

No Sertão de Cambury a quadra com cobertura na escola (tão importante para o local) está em construção; a UBS e o Cras para o Canto do Mar já está com a Ordem de Serviço liberada; reforma e melhorias na creche de Barra do Sahy. O Governo Municipal precisa mesmo fazer-se cada vez mais presente na vida das pessoas nos bairros, porque é essa a função da Prefeitura. Para o fim de abril está previsto o certame licitatório para a construção de uma nova escola em Juquehy, para mil alunos. Que excelente notícia.

O Plano Diretor está com a Câmara Municipal, e é um documento que precisa ser aprovado com a chancela da população. Após ele, já foi dito que a Lei de Uso e Ocupação do Solo entrará na ordem do dia. Ao mesmo tempo o Estado investe em obras de engenharia complexa como a ampliação do porto e seu braço logística com o modal rodoviário - Contorno Sul de Caraguá e São Sebastião. Enfim, com o que há de demandas e desafios não cabe perda de tempo, e sim trabalho.

É a minha leitura
-
11h27min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"