CODIVAP: TRINCHEIRA POLÍTICA E INSTITUCIONAL
Dessa alardeada reunião do Codivap se extrai algumas coisas que vão além das discussões da pauta. O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, não tem só a caneta, mas o poder de usá-la também. Ele é hoje um dos principais aliados da Presidente Dilma e está tentando construir uma linha parlamentar que lhe garanta maior poder político - e de governabilidade no Congresso Nacional. Sua tática é a de desidratar o PMDB.
A criação de um novo partido e a possível fusão à posteriori é só uma das questões práticas que ele articula. Nesse sentido, sua presença num fórum com 41 prefeitos reunidos vem à calhar. Ambos podem se ajudar e ganhar o que querem com isso. O Ministro porque pode angariar apoio de lideranças municipais para a coleta de assinaturas para a criação de um novo partido; e os prefeitos porque dialogam com um Ministro forte, com autonomia e dinheiro em caixa para liberar recursos aos Municípios.
É neste contexto que acuso a leitura correta do novo Presidente do Codivap, o Prefeito de São Sebastião/SP, Ernane Primazzi (PSC). Nesta sexta-feira (6), em Campos do Jordão, ele capitulou a liderança regional ao mostrar força em trazer o Ministro, em convencer pela presença dos prefeitos, em encaminhar a pauta e em obter resultados positivos na conclusão dos trabalhos. Foram 41 prefeitos, mais representantes de outras cidades.
Os investimentos na despoluição do Rio Guandú e a operação técnica necessária pela ligação com Rio Paraíba do Sul é uma emergência constatada. Aliado a esta obra, é preciso aumentar a capacidade de reservação das cidades e racionalizar o próprio manejo hídrico dessa fonte. A obra, segundo especialistas, pode ser concluída antes de 12 meses e se realizada amenizará risco ao abastecimento nas cidades paulistas. Ao acenar pela realização dos estudos e pela elaboração dos projetos necessários e liberação de recursos para executá-los, acerta o Ministro.
Nesse sentido, fora a prosa que se dava no cafezinho antes e após o evento entre prefeitos e o Ministro, o saldo da reunião foi positivo para todos. É natural que haja essa preocupação dos Prefeitos, porque as pessoas estão sofrendo nas cidades. E, como sabemos, essas tratativas institucionais não param, porque há muita coisa à ser feita ainda pelo Codivap. A RMVale agradece.
É a minha leitura.
-
16 horas - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário