2015: ANO DE GOVERNANÇA E POLÍTICA

Basta uma passagem de olhos pela página da Prefeitura no facebook e no site oficial para ver que há uma certa agitação na cidade. 


O Prefeito de São Sebastião/SP, Ernane Primazzi, manteve-se coerente a um mesmo discurso no cerne da crítica -, o de que a conjuntura nacional e o depósito do IPTU feito em juízo pela Petrobras, de alguma forma, prejudicavam a execução orçamentária do Município conforme planejado. Mas, na segunda linha sempre dizia que "no ano que vem", ou seja, este de 2015, "as coisas mudariam".

Tomado de surpresa pela atitude da estatal petrolífera, o governante foi à defesa da revisão da Planta Genérica de Valores do IPTU na Justiça, inclusive contra uma Ação politicamente disfarçada do PMDB local, impetrada judicialmente pela Fiesp.  Mas, também buscou interlocução institucional - via diálogo - com a direção da empresa e de sua subsidiária - a Transpetro. O fato é que a percepção popular em relação ao Governo era em sua maioria pela desaprovação. Ernane sempre soube disso, mas conhecia as razões.

Com umas mexidas aqui e acolá em seu quadro de pessoal, mas, fundamentalmente, com uma reengenharia financeira feita na crise, a Prefeitura sebastianense já dá amostras claras de que o discurso do alcaide sobre a perceptível presença do Governo na cidade ocorreria. 

São inaugurações, diversos eventos esportivos, uma agenda cultural mais ampliada - com adesão interessantíssima sobre os cursos livres oferecidos, mutirões de limpeza urbana por várias pontos da cidade, retomada de obras que estavam com cronograma de execução em reestudo, conclusão de outras, enfim, o que havia sido dito que aconteceria, está na ordem do dia.

Ao mesmo tempo tempo, dado o calendário pré-eleitoral, os partidos políticos se movimentam - em meio as incertezas da Reforma Política em discussão no Congresso Nacional. O jogo é quase um xadrez. Ter uma imagem recuperada de um Governo que faz, que investe e que é eficiente, diminui ruídos e abre flancos e estreita os espaços largos dos que se opõem. 

Até a eleição, muita coisa irá acontecer politicamente. Mas, antes mesmo da eleição, muita coisa começa a novamente ser empreendida pelo Governo. ernane forçou-se a reavaliar as coisas na crise, para que este ano operasse com mais desenvoltura. O resultado disso e daquilo, só saberemos de fato nas urnas em 2016.

É o jogo
-
11h41min.   -    adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLEIVISON É "MANÉ"

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SÃO SEBASTIÃO É LEGAL, SEGUNDO O MP