PESQUISAS APONTAM RECUPERAÇÃO


Em seu terceiro ano do segundo mandato, ou o penúltimo de seu ciclo no comando da máquina pública, o Prefeito sebastianense Ernane Primazzi (PSC), que de ingênuo tem bem pouco, sabe da importância que tem os investimentos públicos na percepção popular acerca de sua gestão. Uma outra leitura também cabe - a de que este é um ano pré-eleitoral. Mas ele não será mais candidato, porque já se reelegeu. 

O ano de 2014 foi projetado com mais liberdade orçamentária, e resultou muito apertado financeiramente, especialmente pelo imbróglio com o IPTU da Petrobras sendo feito em juízo. Este ano de 2015 não é diferente, há uma crise de conjuntura econômica nacional e queda no repasse dos royalties do petróleo, mas o aperto do passado ensinou a se preparar para o presente. 

De convênios com outras esferas de governo, assim como de emendas parlamentares (recursos extraordinários), mais as transferências constitucionais e recursos próprios, faz-se a gestão. Ernane espera ter em caixa exatamente o que estimou no orçamento municipal, algo em torno de R$ 700 mi. De toda sorte, já começou a inaugurar obras (algumas com calendário previsto com certo atraso, já justificado pelo desarranjo financeiro do ano anterior), e anunciou novas medidas.

As pesquisas de opinião feitas para consumo interno dos partidos políticos, duas das quais feitas recentemente a que tive acesso, já demonstram ligeira guinada na compreensão popular sobre o Governo. Não me surpreende em nada, porque o cidadão quer ver melhoria na qualidade dos serviços públicos e notar investimentos que impactem sua vida e seu local. 

Os adversários que acharam ou creem em vida fácil, ou seja, o mesmo erro a que se permitiram na eleição passada, já devem refazer a estratégia, porque o Prefeito não está morto e sua gestão só termina no ano que vem - o ano da eleição. Até lá, mais que discursos de gente que quer o poder, a caneta ainda é dele.

É o jogo!
-
09h14min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"