PESQUISAS, ESTUDOS E INDEFINIÇÕES
O que realmente pensam os cidadãos sebastianenses acerca do contexto político de sua cidade? Como pretendem escolher seus candidatos na próxima eleição? Qual avaliação fazem do Governo e por que? O que esperam de um novo Plano de Governo? Qual o perfil desejado pelo eleitor em um próximo candidato?
Mais que perguntas, visto que há estas e tantas outras que podem ser feitas, o desafio está em tabular, estudar e compreender as respostas da sociedade. O desafio dos institutos de pesquisas de opinião pública está acima de conhecer o que quer o eleitor, mas em perceber, entender e interagir com o que de fato pensa acerca da coisa pública o cidadão.
Não é o Governo que está em xeque, porque este está sob avaliações criteriosas da sociedade o tempo todo, com ou sem eleição. É o político e sua forma de fazer política que está sob a lupa do povo. Mais que nomes de prefeitáveis, os partidos estão à procura de um rumo.
Há muita conversação acontecendo em Brasília sobre possíveis alterações nas regras do jogo, sendo que algumas tem energia para mexer substancialmente no processo sucessório. Os atuais mandatários precisam cuidar do desenvolvimento do mandato que exercem, também de olho nas mexidas que os congressistas podem fazer.
Enquanto isso, pesquisas são feitas e pessoas se expressam, sem que ninguém consiga ao certo conhecer o que de fato quer de seus políticos o cidadão. Há muitas oscilações. Até mesmo as qualitativas, as bem feitas, com no mínimo quatro grupos, ainda apresentam resultados distantes demais. A sociedade está politicamente cada vez mais diversa, mais plural, mais democrática e menos atrelada a grupos ou lideranças.
Não existe vencedor de véspera. As últimas eleições servem de exemplo sobre como não subestimar um e superestimar outro. O extrato das urnas costuma surpreender quem se monopoliza a verdade. O desafio é este: disputar uma eleição sob regras novas e um eleitorado indecifrável, nas ruas, insondáveis e decisivos. Cada qual com sua estratégia.
É o jogo!
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20h51min. - adelsonpimenta@ig.com.br
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