PSDB DEIXA MARESIAS NA M...
O palavreado é de fato um pouco chulo, mas isso também depende muito da perspectiva de sua leitura e compreensão dos fatos.
Decisão Política do PSDB contra Maresias
O informe oficial de que o Governo do Estado, por meio da empresa concessionária Sabesp, que opera com seus ativos e certificações ambientais na Bolsa de Valores, não cumprirá com o prometido investimento na coleta e tratamento de esgoto na região da Costa Sul de São Sebastião, é criminoso e deixa a internacionalmente conhecida Praia de Maresias, na merda. Literalmente. O honrada população não merece isso.
A decisão é política. A Sabesp age com total irresponsabilidade. A decisão de ignorar Maresias é do PSDB. A Prefeitura reage.
Estamos falando de um lugar onde competições internacionais de surf acontecem; onde as noites estão entre as mais badaladas do estado de SP; onde há problemas sérios de infraestrutura urbana que só serão resolvidos com investimentos feitos após essa questão do saneamento básico ser resolvido. A taxa média de ocupação nos meios de hospedagem é de 70%. O local é importantíssimo para a economia local.
O prefeito, Ernane Primazzi (PSC), que venceu na região em sua reeleição, declarou que irá reavaliar a renovação do contrato de concessão da empresa.
Maresias tem aproximadamente oito mil moradores e, de acordo com dados da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), a praia recebe aproximadamente 320 mil estadias de turistas por ano. Esse registro não contabiliza estadias em casas alugadas, segundo informe da Prefeitura.
“Pesquisas apontam que a cada um real investido em esgotamento sanitário, quatro são economizados na saúde”, alertou o prefeito.
Sobre o Investimento
A obra do sistema de esgotamento sanitário na praia de Maresias, que está paralisada, tem como objetivo a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dimensionada para realizar a coleta e tratamento de 245 mil litros de esgoto por hora, nove estações elevatórias e 30 quilômetros de rede. A obra tem um valor aproximado de R$ 21 milhões. Uma mixaria para o Estado.
Vale destacar que São Sebastião foi a primeira cidade da região a elaborar e aprovar um Plano Municipal de Saneamento Básico. Eu participei desse processo, e os vereadores sebastianenses do PSDB também.
PSDB é contestado por vereador do próprio partido
Na tribuna da Câmara, não por um acaso, o vereador tucano Reinaldinho, que se elegeu representando principalmente o voto da juventude, se diz decepcionado com o partido. O pretenso candidato a prefeito da legenda, Felipe Augusto, como de praxe, se silencia, faz cara de paisagem - tipo: não é com ele. Mas, para Caraguá, onde o Governo é do PSDB e é também onde esse cidadão dá plantão na Secretaria de Governo, por exemplo, a Sabesp não anunciou a suspensão de investimentos.
Vou mais longe:
A Prefeitura deve emitir uma Certidão de Devedor à Sabesp. A falta de investimento em saneamento é uma lesão grave à economia pública, em face de seus desdobramentos. A empresa cobra pela água, portanto, tem a obrigação de cumprir com a outra parte. O Município fica com um sério ônus ambiental e financeiro, porque há sobrecarga nos serviços de saúde pública pela falta de investimento em saneamento.
O PSDB gosta de arrecadar, de avançar sobre o bolso do cidadão, mas se nega a investir em favor deste.
Arte/logo: Google (Blog PHA)
-
12h15min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário