CONTORNO E TRANSTORNO

Foto: Google / G1

A matéria do Portal de Notícias e Jornal do Sistema Costa Norte de Comunicação, escrita pela competente jornalista Marina Veltman, é um primor de qualidade jornalística. Que bom saber que temos essa fonte para saciar nossa sede por informações de qualidade, checada, aferida, enfim. Sobre essa questão dos transtornos para a população, com as obras do Contorno (braço logístico - modal rodoviário - do Porto). O Prefeito freou a obra e chamou todos à mesa de negociação novamente. 

Ernane Primazzi exige dos representantes da Dersa e da empresa Queiroz Galvão que cumpram com suas responsabilidades legais pelas condicionantes e mitigações do empreendimento.  Ele ouviu os pedidos dos moradores do bairro São Francisco, região central da cidade e local onde será construído um dos túneis da obra do contorno sul da rodovia dos Tamoios, conforme reporta a matéria. Os populares estão sendo lesados em consequência de estragos estruturais causados pelos caminhões da Queiroz Galvão no local. 

A Prefeitura, no que lhe cabe como prerrogativa, proibiu a circulação de caminhões na via no início da semana; as obras foram paralisadas. Por mais que pareça uma condição autoritária, é preciso compreender que a população não pode ser prejudicada de forma alguma. Por outro lado, receber reclamações dessa natureza é o atestado de que a gestão social do projeto está comprometida e carece de reparos, assim como o licenciamento está sendo descumprido. Incrível que uma obra dessa importância apresente essa fatura.

Diz um trecho da matéria:

Entre os 10 itens levantados pelos moradores, 
cinco foram priorizados e requerem ação imediata por parte das empresas: 

Estudo de sondagem do solo; especificação de asfalto versus tonelagem; projeto executivo de alteração dos ramais de água e esgoto; plano de manejo de forma que a população não seja desabastecida devido a problemas causados pelas quebras das adutoras; além de procedimentos operacionais das atividades (horários, fluxo de caminhões e velocidade máxima, entre outros). Foi solicitado, ainda, a execução de rotatória de acesso, vistoria completa dos imóveis e respectivos relatórios, com referência técnica de acordo com a ABNT.

Do Blog: Não creio que isso não tenha sido previsto. É obra ou pertubação?
-
00h26min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"