PSDB DE SP PODE PROVOCAR DEFECÇÕES NA RM VALE

Lendo a edição n° 1344 do Jornal Costa Norte, soube que o Prefeito sebastianense, insatisfeito com cláusula que tiraria poder de negociação do município com a Sabesp, busca alterar o Estatuto da Região Metropolitana - RM Vale e que pode sair desse fórum caso não consiga essa mudança. Me atenho nesta postagem, resumidamente, ao caso RM Vale.


Não é a primeira ranhura institucional e política que o Prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC) assume com órgãos públicos e empresas grandes na cidade. Onde há conflito de interesses, ele assume todos os riscos do enfrentamento. Um líder assume suas decisões e colhe o que planta. Empresas operam seus negócios e atendem aos seus acionistas; o Governo não, este zela pelo interesse público. Deve fazê-lo. 

O caso agora é com a Sabesp. E, pior, o PSDB vai acabar gerando defecções na RM Vale, que ele mesmo criou.

No último dia 08/07 publiquei uma resenha chamando a atenção para o uso político do PSDB na gestão da Sabesp, com base no anúncio de corte de investimentos em saneamento básico no Litoral Norte de SP, em especial na cidade de São Sebastião. Esse corte foi matéria da Folha de São Paulo. No antepenúltimo parágrafo falei que o fato de essa medida não ter sido levada previamente para a RM Vale, de algum modo, desidratou a importância dessa Região Administrativa.  O que eu disse ecoou. Faz sentido.

A gestão do Governador Alckmin redefiniu administrativamente o estado e alçou as cidades do Litoral Norte às mesmas condições de discussão que as cidades de médio e grande porte do Vale do Paraíba, donde se esperou um progresso mais dialogado. O Litoral Norte não tem um deputado estadual sequer, nem federal, como seu representante direto, logo, este fórum seria - em tese - o lugar mais adequado para que os prefeitos da região discutissem investimentos do Estado.

Quando a Sabesp anuncia cortes em investimentos sem confabular com os prefeitos, age com autoritarismo. Trata-se de uma empresa com ações na bolsa, regida por contratos de concessão e que, portanto, precisa lidar com seus clientes com mais transparência sobre suas decisões. Da mesma forma o Dersa, que constrói hoje uma nova rodovia ligando a parte da serra ao mar. O Estado está em ambas. 

Onde está a RM Vale para mediar essas questões?

O PSDB de SP age com dirigismo partidário sobre os investimentos do Estado, aparelhou a Sabesp e tenta criar um cenário de constrangimentos para forçar suas candidaturas nas cidades. Esse é um erro grave à ser reparado.  A RM Vale começou grande, minguou em sua finalidade e pode começar a ter defecções que a tornarão desimportante. Ernane acerta ao pressionar, mas deve fazer cálculos. É mais uma briga. 

Assim como define outra matéria do mesmo jornal Costa Norte -, na mesma página B2, Dersa, Petrobras e Porto também já estiveram ou estão na mira do Município. Há muitos interesses, difusos e as vezes divergentes em jogo, em que cada um defende o seu quinhão. O Prefeito, por óbvio, defende o interesse público, o da municipalidade. O PSDB, neste caso, tenta antecipar as eleições - usando empresas públicas politicamente.
-
23h25min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"