A HORA DE IR À PÁGINA 2 DA DISPUTA
Segundo o TSE, a cidade tem 58.951 eleitores e, pela estimativa do IBGE, uma população de 83.020. É um desafio chegar a coração e mente dessas pessoas. Para esta eleição de 2016 o candidato a prefeito pode gastar até R$ 1, 17 mi. O candidato a vereador poderá gastar no máximo até R$ 58.932,11. Há restrições com financiamento de campanha pelas empresas.
Na última eleição municipal, o prefeito Ernane teve 15,748 votos, num quadro de disputa pulverizada, especialmente concentrada em três forças políticas - a dele, a tucana e a do PMDB. Neste quadro atual teve especulação de toda sorte, inclusive uma engenharia política tucana que buscava uma polarização com a candidatura governista, mas, parafraseando o saudoso garrincha, faltou combinar com os russos.
Em um quadro de situação instável - e de crise sobre as finanças públicas, esta eleição municipal gera expectativas bem diferentes das demais - que vão além da saliva de cada um no alto de seus comícios; o que se espera é um confronto explícito de ideias sobre Plano de Governo, sobre soluções temáticas para o gerenciamento da cidade. Há cinco candidaturas colocadas, todas muito fortes com maior ou menor grau de organização e nenhum favorito nesse momento.
Esta será a eleição do argumento, do convencimento, da prosa, não a da publicidade. Tenho dito isso há algum tempo, e os exageros serão judicializados, certamente. É por esta razão que não vejo como produtivo - do ponto de vista pedagógico - esse avolumado bate boca entre militantes digitais dos aspiras ao cargo de prefeito. Mas, entendo que seja parte do processo, embora não seja nada que influencie mais como antes fora.
É o jogo!
-
00h38min. - adelsonpimentarafael@gmail.com
Comentários
Postar um comentário