ANTIVÍRUS: SITE DE FELIPE AUGUSTO É DE ALTO RISCO
Explicação que postei no Facebook
chamando esta postagem
Quem faz os vírus e por quê?
Falando em tese. No início, programar vírus era um desafio. A maioria dos primeiros vírus de computador apenas se multiplicavam, sem causar danos ou maiores dores de cabeça. Como seu tamanho era pequeno, esses códigos maliciosos eram difíceis de se perceber porque não causavam lentidão ou perda significativa de espaço em disco.
Atualmente, grande parte dos vírus é feita com objetivos financeiros, isto é, para trazer benefícios em dinheiro para o criador da praga digital. Alguns são feitos para roubar senhas de banco, enquanto outros tornam o computador do usuário em um zumbi que envia spam (mensagens publicitárias indesejadas) — como o envio do spam é pago pelo anunciante, o criador da praga utiliza a conexão do usuário gratuitamente para fazer dinheiro através do vírus.
Mesmo que seu computador não tenha nada de valioso (como senhas ou informações bancárias), seu próprio computador e conexão já são valiosos o suficiente para o programador de vírus. Mas, obviamente, há uma série de outras ameaças possíveis com sites que mascaram artimanhas digitais de invasão sobre o equipamento alheio.
Foi justamente por conta da evolução do trabalho dos criminosos cibernéticos que os programas antivírus também se modernizaram. Mas, como sabemos, nem todos usam antivírus, e mesmo os que usam não tem a garantia de que estejam coberto por um bom software - que normalmente são caros. Eu recomendo cuidado absoluto.
ENTENDA O CASO DO SITE TUCANO
É o seguinte, conste o alerta.
Eu uso equipamentos diversos para realizar meus trabalhos e em alguns uso bons antivírus. Pois bem, tive uma surpresa ao clicar no link do site do candidato Felipe Augusto (PSDB): (http://felipeaugusto.com.br/). O anti-virus bloqueia o acesso (ao menos é o que acontece com o Norton, da empresa Symantec, um dos melhores do mercado), apontando o endereço eletrônico como "Site Perigoso". A explicação da ferramenta de proteção, é de que o endereço do candidato é "um site perigoso conhecido".
O anti-virus procura proteger seus usuários (a versão utilizada é Premium, paga, configurada para o máximo de proteção ao usuário) de ameaças como o phishing, expressão que aponta para iniciativas de captura de dados, que pode ser mais ou menos inocente - há casos que chegam até o roubo de senhas. Não estou dizendo que este seja o caso, mas há de se convir que é desagradável para o eleitor e internauta se submeter ao risco, a qualquer risco, ao navegar no site do candidato.
Estranhei de imediato e recomendo a sua equipe técnica que traga uma explicação à público do por quê disso. Tem sido desse candidato uma propaganda de si mesmo de que pratica a 'Política do Bem', e sabe-se lá o que quer dizer isso. Não é dele o monopólio da boa intenção. Não é de ninguém. Pior, ao falar assim, deixa subentendido (não há limite para se interpretar o que o outro diz) que sobre os adversários estaria então uma 'sombra da maldade'. É o que se pode pensar. Entretanto, essa 'bondade' toda não se coaduna com a prática de desvios na internet, não é mesmo? Se não é proposital, que se esclareça. Se for proposital, que os internautas se sintam alertados.
Em tempo: a ameaça encontrada pela Symantec no site do candidato Felipe Augusto é chamada de SWBPL e, aparentemente, está ligada ao carregamento de uma página, http://felipeaugusto/~walterim , na hora em que o internauta/eleitor incauto tenta entrar no site, sem saber no que está se metendo...
Em tempo 2: em teoria, os sites de candidatos devem estar hospedados em servidores brasileiros. Não é, aparentemente, o que está sendo praticado pela campanha de Felipe Augusto. Veja a tela: aponta que o site está hospedado nos Estados Unidos da América. Pode dar problema com a Justiça Eleitoral. Mas, na boa, aí é papel que não me cabe, eu só estou alertando. À oposição e ao MP Eleitoral cabe averiguar, e ao candidato tucano cabe se explicar.
Tá dito!
-
01h37min. - adelsonpimentarafael@gmail.com
Comentários
Postar um comentário