PLANO DO PTB/PSC E OS DESAFIOS DE MELHORAR O GOVERNISMO
O último Plano de Governo que analiso dos candidatos a prefeito é o da Coligação "Unidos por São Sebastião", com Marcos Fuly (PTB) para Prefeito e Eva Tenório (PSC) para Vice. Antes deste fiz de todos os demais candidatos. Todos os Planos constituídos numa campanha eleitoral sob regras rígidas com o financiamento e numa conjuntura econômica nacional que desautoriza factoides e propostas mirabolantes. Nunca foi permitido isso, mas era menos percebido porque as boas condições das finanças públicas alimentavam um cenário de ilusões para muitos.
Este trabalho tem certa digital do Governo porque é uma candidatura governista, logo, compreende a defesa do legado e atribui a si próprio o desafio à novas conquistas. É natural que assim seja. Por mais peso que tenha o apoio do Governo, há um trabalho à ser desenvolvido por Fuly caso se eleja. Por isso, minha compreensão é a de que este Lano foi editado pelos candidatos, podendo ser editorado pela campanha. Quando o prefeito Ernane optou pelo nome do vereador, era sabedor de sua independência de ações, mas também era prova de sua fidelidade na base de sustentação.
O Plano de Governo em análise usa expressões-chave para definir suas propostas, como: "participação popular; transparência, eficiência e desburocratização". Consta em suas anotações que o documento resulta de conversas com a população. Por ter sido uma candidatura que se originou na intempestividade das relações políticas na base do Governo e no avançado timming das discussões, mesmo tendo sido objeto de discussão social, fica claro que não alcançou sua forma final, mas estabelece claramente as diretrizes do que o candidato pretende implantar caso se eleja.
Plano de Governo
+ Estabelecer consórcio intermunicipal e parcerias com setor privado almejando acesso aos serviços de forma célere e efetiva;
+ Estender o horário de atendimento e adequar o quantitativo de profissionais médicos, odontólogos nas unidades básicas de saúde;
+ Aprimorar a Central de Regulação Municipal para maximizar a realização de exames, consultas, cirurgias;
+ Criar o Centro Especializado da Mulher;
+ Implantar os serviços de Pronto Atendimento nas Unidades de Saúde existentes em Juquehy, Maresias e Enseada.
+ Implantar a coleta de dados informatizada dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, por meio eletrônico.
Opinião do Blog
Eu aprecio muito a ideia de se fazer gestão pública por meio de iniciativas consorciadas entre as cidades. Há melhor acesso aos recursos quando se define ações em conjunto pelas cidades. Outro ponto é essa questão de se estender o horário de atendimento com efetivo adequado nas UBS. Não há dúvida de que isso reduzirá e muito o atendimento na rede de urgência e emergência, além de facilitar a vida do trabalhador que não faltará mais em seu serviço por conta de uma consulta médica. É louvável que se adote tais medidas.
A Central de Regulação é de fato um dos setores que mais precisa de atenção e medidas que agilizem consultas, cirurgias e exames. É por aí mesmo. Já há cidades que até um Hospital da Mulher tem e isso desafoga bastante a rede, portanto, propor a criação de um Centro Especializado da Mulher é, a meu ver, uma assertiva. Ter Pronto Atendimento nas UBS's citadas é uma medida que seguramente gerará custos, especialmente com hora-extra dos profissionais de Saúde, mesmo havendo uma relotação, mas seguramente é uma medida necessária.
E, finalmente, a proposta de coletar dados por meio tecnológico pelos ACS, a exemplo do que faz o IBGE na contagem da população, melhorará e muito o controle e, consequentemente, a atenção médica às famílias. Mas, chamo a atenção para um detalhe: custa caro.
Plano de Governo
+ Construção de novas escolas com vistas ao atendimento à demanda de novos alunos, priorizando inicialmente a finalização da Escola em Juquehy e construção de unidade em Barra do Sahy e Camburi.
+ Garantir programa de desenvolvimento contínuo dos profissionais da educação, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino;
+ Implantar o programa de apoio para os professores que atuarem em localidades distantes de sua residência, tendo em vista a extensão territorial do município.
+ Instituir o empreendedorismo nas escolas, a fim de estimular o desenvolvimento de competências múltiplas e orientar o aluno para o mercado de trabalho futuro.
Opinião do Blog
Por ser uma candidatura governista é natural que opte por dar continuidade na forma de gestão, ou seja, a proposta de construção de novas escolas vem nessa esteira. Ernane de fato investiu bastante nesse setor. Outro fator igualmente importante é a qualificação dos profissionais, porque essa é a compreensão correta - a de que a Educação não se restringe a construção de escolas, mas ao conjunto da obra. O apoio aos professores em 'deslocamento' no exercício da função é uma medida necessária. E, por fim, falar em incentivo ao empreendedorismo individual, social, enfim, como conceito é extraordinário. Boas propostas.
Plano de Governo
+ Implantar Plano Diretor do Turismo com vistas à estruturação das atividades turísticas e desenvolvimento econômico do município;
+ Fomentar ações regionais com vistas a instituição de um plano de desenvolvimento turístico integrado;
+ Construir mirantes com vistas à criação de novos espaços de visita e contemplação.
Opinião do Blog
Não é só o Plano Diretor de Turismo, mas, é também ele, sem o qual não haverá ordenamento e planejamento adequado. As bases, a organização estão prontos, houve esse cuidado, agora é hora de avançar. O turismo é o carro chefe dessa nova etapa da economia, não como opção porque essa já era desde sempre, mas como efetivação dessa vocação, finalmente.
É indiscutível que o turismo deve ser profissionalizado em São Sebastião e os desafios são muitos, mas, inegavelmente, quando se coloca a cidade sob este objetivo uma porção de coisas precisa - e deve ser feita, mas, fundamentalmente, a cultura local precisa ser adequada. Justamente por ter essa vocação natural, há diversos e bons profissionais na região e ampliar o diálogo com eles, com os operadores, com os meios de hospedagem, com os corretores imobiliários, com o comércio, enfim, são ingredientes que fazem a receita dar certo.
Plano de Governo
+ Fomentar modelos de negócio voltados à Economia Criativa, visando o desenvolvimento de produtos ou serviços a partir do conhecimento ou capital intelectual da população.
+ Ampliar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e fomentar parcerias com a iniciativa privada visando ampliar as possibilidades de estágio e primeiro emprego
+ Implementar Plano Municipal de Resíduos Sólidos, aprimorando as condições da coleta seletiva de lixo, disposição final de resíduos e a reciclagem de entulho de construção civil e trituração de podas de árvores.
+ Intensificar as ações de fiscalização e preservação do meio ambiente
+ Envidar esforços para a ampliação da rede de saneamento básico no município.
Opinião do Blog
Economia criativa é mais que um nome, (há diversas definições), mas é o que se extrai do verdadeiro conteúdo local - motivado, as vezes patrocinado, mas, seguramente apoiado. A ideia conceitual é fantástica. No que se refere a oferta de cursos técnicos profissionalizantes, falou dizer como isso será feito, mas a proposta é original.
Sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, já passou da hora, inclusive de se definir um modelo de gestão sustentável ambientalmente e rentável economicamente. O Plano é só um primeiro e necessário passo para se avançar em etapas importantes em busca de soluções aos resíduos urbanos, incluindo os sólidos. Aumentar a cobertura de fiscalização é, sem dúvida, algo pelo qual o Plano deve urgir. E, finalmente, sobre o saneamento básico, o Plano não entra em detalhes, exceto quando fala no aumento da cobertura. O debate servirá para que o candidato fale mais amiúde sobre o que pensa para resolver essa questão.
Plano de Governo
+ Reestruturar as subprefeituras Costa Norte e Costa Sul, dotando as de equipamentos adequados à manutenção constante das vias públicas.
+ Implantar um novo Cemitério Municipal.
+ Readequar o fluxo da análise e aprovação de projetos de obras particulares com vistas à redução do tempo de aprovação.
+ Revisar e implementar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, direcionando os investimentos para garantir a mobilidade e segurança dos pedestres.
+ Reduzir os impactos da fila de embarque e travessia da balsa para o município vizinho envidando esforços junto ao Governo do Estado.
Opinião do Blog
O Plano desce ao detalhe do fortalecimento do papel das Subprefeituras, que pode ser considerado também como Administrações Regionais, não importa. Sem dúvida, o munícipe conta com essas unidades do serviço público porque é a primeira resposta do Governo ao local, portanto, se essas Subprefeituras estiverem devidamente equipadas uma série de contratempos se resolve com mais celeridade. Sobre a construção de um novo Cemitério Municipal, isso certamente se dá por conta da necessidade, no que sugiro que se faça descentralizando.
Sobre a desburocratização de procedimentos para licenciamento de obras particulares, já não é sem tempo. Isso dá mais dinamismo na economia com a geração de emprego na construção civil - que acaba aquecendo o comércio de fornecimento de material, além disso gera ISSQN, ICMS e mantém a economia ativa. Sobre o Plano de Mobilidade Urbana, precisa de fato atenção, casada com o Plano Diretor e o de Habitação de Interesse Social. E, é claro, ao descer à observação do bolsão que se forma com a fila de espera das balsas para a travessia para Ilhabela, o Plano ataca um grave problema de impacto sobre a cidade sebastianense, que de fato carece de solução.
Plano de Governo
+ Realizar estudos que possibilitem a realização de uma nova concessão para os serviços de transporte público do município com vistas a melhoria dos serviços ofertados.
Opinião do Blog
Nada mais oportuno que a encomenda de um Estudo Técnico de Viabilidade com objetivo de se licitar novas linhas e trazer uma nova empresa de transporte coletivo urbano para a cidade.
Considerações Finais
Fuly e Eva tem o apoio do Prefeito Ernane e herdarão, caso se elejam, não só a máquina e o seu modus operandi, mas a expertise de um grupo que está no Poder há dois mandatos, que conhece os números oficiais de perto, que criou relações políticas importantes e que pode sim, pelo continuísmo, operar com mais desembaraço.
Os projetos do novo grupo, já com sua digital, promovendo uma defesa do legado, mas ampliando o leque de conquistas à sociedade, será algo natural sem rupturas. Os desafios estão colocados para serem superados. Entrego aqui esta que é minha última análise então. Espero ter contribuído nessa eleição - dentro do devido processo legal de discussão politica.
-
19h23min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Este trabalho tem certa digital do Governo porque é uma candidatura governista, logo, compreende a defesa do legado e atribui a si próprio o desafio à novas conquistas. É natural que assim seja. Por mais peso que tenha o apoio do Governo, há um trabalho à ser desenvolvido por Fuly caso se eleja. Por isso, minha compreensão é a de que este Lano foi editado pelos candidatos, podendo ser editorado pela campanha. Quando o prefeito Ernane optou pelo nome do vereador, era sabedor de sua independência de ações, mas também era prova de sua fidelidade na base de sustentação.
O Plano de Governo em análise usa expressões-chave para definir suas propostas, como: "participação popular; transparência, eficiência e desburocratização". Consta em suas anotações que o documento resulta de conversas com a população. Por ter sido uma candidatura que se originou na intempestividade das relações políticas na base do Governo e no avançado timming das discussões, mesmo tendo sido objeto de discussão social, fica claro que não alcançou sua forma final, mas estabelece claramente as diretrizes do que o candidato pretende implantar caso se eleja.
+ Estabelecer consórcio intermunicipal e parcerias com setor privado almejando acesso aos serviços de forma célere e efetiva;
+ Estender o horário de atendimento e adequar o quantitativo de profissionais médicos, odontólogos nas unidades básicas de saúde;
+ Aprimorar a Central de Regulação Municipal para maximizar a realização de exames, consultas, cirurgias;
+ Criar o Centro Especializado da Mulher;
+ Implantar os serviços de Pronto Atendimento nas Unidades de Saúde existentes em Juquehy, Maresias e Enseada.
+ Implantar a coleta de dados informatizada dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, por meio eletrônico.
Opinião do Blog
Eu aprecio muito a ideia de se fazer gestão pública por meio de iniciativas consorciadas entre as cidades. Há melhor acesso aos recursos quando se define ações em conjunto pelas cidades. Outro ponto é essa questão de se estender o horário de atendimento com efetivo adequado nas UBS. Não há dúvida de que isso reduzirá e muito o atendimento na rede de urgência e emergência, além de facilitar a vida do trabalhador que não faltará mais em seu serviço por conta de uma consulta médica. É louvável que se adote tais medidas.
A Central de Regulação é de fato um dos setores que mais precisa de atenção e medidas que agilizem consultas, cirurgias e exames. É por aí mesmo. Já há cidades que até um Hospital da Mulher tem e isso desafoga bastante a rede, portanto, propor a criação de um Centro Especializado da Mulher é, a meu ver, uma assertiva. Ter Pronto Atendimento nas UBS's citadas é uma medida que seguramente gerará custos, especialmente com hora-extra dos profissionais de Saúde, mesmo havendo uma relotação, mas seguramente é uma medida necessária.
E, finalmente, a proposta de coletar dados por meio tecnológico pelos ACS, a exemplo do que faz o IBGE na contagem da população, melhorará e muito o controle e, consequentemente, a atenção médica às famílias. Mas, chamo a atenção para um detalhe: custa caro.
Plano de Governo
+ Construção de novas escolas com vistas ao atendimento à demanda de novos alunos, priorizando inicialmente a finalização da Escola em Juquehy e construção de unidade em Barra do Sahy e Camburi.
+ Garantir programa de desenvolvimento contínuo dos profissionais da educação, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino;
+ Implantar o programa de apoio para os professores que atuarem em localidades distantes de sua residência, tendo em vista a extensão territorial do município.
+ Instituir o empreendedorismo nas escolas, a fim de estimular o desenvolvimento de competências múltiplas e orientar o aluno para o mercado de trabalho futuro.
Opinião do Blog
Por ser uma candidatura governista é natural que opte por dar continuidade na forma de gestão, ou seja, a proposta de construção de novas escolas vem nessa esteira. Ernane de fato investiu bastante nesse setor. Outro fator igualmente importante é a qualificação dos profissionais, porque essa é a compreensão correta - a de que a Educação não se restringe a construção de escolas, mas ao conjunto da obra. O apoio aos professores em 'deslocamento' no exercício da função é uma medida necessária. E, por fim, falar em incentivo ao empreendedorismo individual, social, enfim, como conceito é extraordinário. Boas propostas.
Plano de Governo
+ Implantar Plano Diretor do Turismo com vistas à estruturação das atividades turísticas e desenvolvimento econômico do município;
+ Fomentar ações regionais com vistas a instituição de um plano de desenvolvimento turístico integrado;
+ Construir mirantes com vistas à criação de novos espaços de visita e contemplação.
Opinião do Blog
Não é só o Plano Diretor de Turismo, mas, é também ele, sem o qual não haverá ordenamento e planejamento adequado. As bases, a organização estão prontos, houve esse cuidado, agora é hora de avançar. O turismo é o carro chefe dessa nova etapa da economia, não como opção porque essa já era desde sempre, mas como efetivação dessa vocação, finalmente.
É indiscutível que o turismo deve ser profissionalizado em São Sebastião e os desafios são muitos, mas, inegavelmente, quando se coloca a cidade sob este objetivo uma porção de coisas precisa - e deve ser feita, mas, fundamentalmente, a cultura local precisa ser adequada. Justamente por ter essa vocação natural, há diversos e bons profissionais na região e ampliar o diálogo com eles, com os operadores, com os meios de hospedagem, com os corretores imobiliários, com o comércio, enfim, são ingredientes que fazem a receita dar certo.
Plano de Governo
+ Fomentar modelos de negócio voltados à Economia Criativa, visando o desenvolvimento de produtos ou serviços a partir do conhecimento ou capital intelectual da população.
+ Ampliar a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e fomentar parcerias com a iniciativa privada visando ampliar as possibilidades de estágio e primeiro emprego
+ Implementar Plano Municipal de Resíduos Sólidos, aprimorando as condições da coleta seletiva de lixo, disposição final de resíduos e a reciclagem de entulho de construção civil e trituração de podas de árvores.
+ Intensificar as ações de fiscalização e preservação do meio ambiente
+ Envidar esforços para a ampliação da rede de saneamento básico no município.
Opinião do Blog
Economia criativa é mais que um nome, (há diversas definições), mas é o que se extrai do verdadeiro conteúdo local - motivado, as vezes patrocinado, mas, seguramente apoiado. A ideia conceitual é fantástica. No que se refere a oferta de cursos técnicos profissionalizantes, falou dizer como isso será feito, mas a proposta é original.
Sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, já passou da hora, inclusive de se definir um modelo de gestão sustentável ambientalmente e rentável economicamente. O Plano é só um primeiro e necessário passo para se avançar em etapas importantes em busca de soluções aos resíduos urbanos, incluindo os sólidos. Aumentar a cobertura de fiscalização é, sem dúvida, algo pelo qual o Plano deve urgir. E, finalmente, sobre o saneamento básico, o Plano não entra em detalhes, exceto quando fala no aumento da cobertura. O debate servirá para que o candidato fale mais amiúde sobre o que pensa para resolver essa questão.
Plano de Governo
+ Reestruturar as subprefeituras Costa Norte e Costa Sul, dotando as de equipamentos adequados à manutenção constante das vias públicas.
+ Implantar um novo Cemitério Municipal.
+ Readequar o fluxo da análise e aprovação de projetos de obras particulares com vistas à redução do tempo de aprovação.
+ Revisar e implementar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, direcionando os investimentos para garantir a mobilidade e segurança dos pedestres.
+ Reduzir os impactos da fila de embarque e travessia da balsa para o município vizinho envidando esforços junto ao Governo do Estado.
Opinião do Blog
O Plano desce ao detalhe do fortalecimento do papel das Subprefeituras, que pode ser considerado também como Administrações Regionais, não importa. Sem dúvida, o munícipe conta com essas unidades do serviço público porque é a primeira resposta do Governo ao local, portanto, se essas Subprefeituras estiverem devidamente equipadas uma série de contratempos se resolve com mais celeridade. Sobre a construção de um novo Cemitério Municipal, isso certamente se dá por conta da necessidade, no que sugiro que se faça descentralizando.
Sobre a desburocratização de procedimentos para licenciamento de obras particulares, já não é sem tempo. Isso dá mais dinamismo na economia com a geração de emprego na construção civil - que acaba aquecendo o comércio de fornecimento de material, além disso gera ISSQN, ICMS e mantém a economia ativa. Sobre o Plano de Mobilidade Urbana, precisa de fato atenção, casada com o Plano Diretor e o de Habitação de Interesse Social. E, é claro, ao descer à observação do bolsão que se forma com a fila de espera das balsas para a travessia para Ilhabela, o Plano ataca um grave problema de impacto sobre a cidade sebastianense, que de fato carece de solução.
Plano de Governo
+ Realizar estudos que possibilitem a realização de uma nova concessão para os serviços de transporte público do município com vistas a melhoria dos serviços ofertados.
Opinião do Blog
Nada mais oportuno que a encomenda de um Estudo Técnico de Viabilidade com objetivo de se licitar novas linhas e trazer uma nova empresa de transporte coletivo urbano para a cidade.
Considerações Finais
Fuly e Eva tem o apoio do Prefeito Ernane e herdarão, caso se elejam, não só a máquina e o seu modus operandi, mas a expertise de um grupo que está no Poder há dois mandatos, que conhece os números oficiais de perto, que criou relações políticas importantes e que pode sim, pelo continuísmo, operar com mais desembaraço.
Os projetos do novo grupo, já com sua digital, promovendo uma defesa do legado, mas ampliando o leque de conquistas à sociedade, será algo natural sem rupturas. Os desafios estão colocados para serem superados. Entrego aqui esta que é minha última análise então. Espero ter contribuído nessa eleição - dentro do devido processo legal de discussão politica.
-
19h23min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Comentários
Postar um comentário