NA PRESSA DE COMUNICAR, O PSDB NÃO ESCLARECE, CONFUNDE


Quando um governante assume o que mais acontece é gente batendo à sua porta com soluções quase que mágicas para toda sorte de assuntos e lobistas que arranjam dinheiro fácil em qualquer esfera de governo. Não obstante, pouco tempo depois começam a pipocar aqui e acolá denúncias, suspeitas e coisas do gênero em relação a esse tipo de relação promíscua. Recomenda-se sempre muito cuidado com essa venda de facilidades delivery.

Por outro lado, é saudável que o governante procure parcerias com instituições sérias, que trace caminhos com maior grau de transparência possível nos processos de contratação por meio de licitações, enfim. Tenho apreço pelo dinamismo na esfera pública, desde que obedecido as regras do jogo e a lisura. 

Ontem, (26/10), novamente por uma comunicação confusa, a página do PSDB de São Sebastião começou pelo título: "Felipe Augusto recebe proposta de parceria...". Como assim "recebe"? É algo sob encomenda ou que caiu em seu colo depois de eleito? Essa chamada não explica. A redação diz que dois institutos (Ethos e Agenda Pública) poderão ser contratados pela Prefeitura de São Sebastião. Até aí, embora isso careça de melhor informação, o prefeito tem o direito de buscar auxílio no meio acadêmico, ainda que seja por meio de oscips. 

Mas, o que ficou nebuloso no informe mal redigido é que uma empreiteira vai bancar os custos, a Queiróz Galvão. Alto lá, como assim? Do nada uma empresa que tem contratos públicos em diversos órgãos resolve bancar os custos de uma contratação de entidades que seriam sem fins lucrativos simplesmente porque quer ajudar o Município? O capitalismo ganhou ares de socialismo agora e uma empresa vai fazer o papel de bom mocismo do meio para que, conforme o release do PSDB, a administração municipal não tenha custos? Esse tipo de coisa não se joga assim no ar, isso se esclarece. E não foi o caso.

Eu já disse isso aqui por mais de uma vez que para colocar em prática o seu Plano de Governo apresentado na eleição, o PSDB terá que adequar o quadro administrativo do Governo sebastianense, visto que as formalidades para a execução de projetos por meio de PPPs necessita de procedimentos diferenciados. Não existe almoço grátis, tudo é "negócio" entre empresas - que visam lucro, e a administração pública - que atende ao interesse público. 

Precisa reduzir despesas, melhorar e incrementar a receita, tornar a máquina pública eficaz, enfim, mas sem vender a ilusão de que o capital privado virou o papai noel do momento.  Seja como for, por hora, tem mais firulas que ações, até porque o governante eleito ainda não assumiu. Eu continuo torcendo muito pelo sucesso do Governo e apostando que o Poder Legislativo terá subsídios técnicos para que os trabalhos dos vereadores ganhem em qualidade no seu poder decisório, propositivo e de fiscalização ante a esse nova proposta de gestão pública.
À ver.
-
008h50min.    -     adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"