A TOPOLÂNDIA E O RITO DE PASSAGEM DO PREFEITO FELIPE


Este é o Traçado licenciado na Topolândia

Verde: túneis
Azul: viadutos

---------------------------------------------------------------------------

Estes traçados foram discutidos e reprovados no licenciamento

O trajeto em amarelo (que contornava o bairro de Topolândia, passava pelo Itainga) era o que previa a desapropriação de 398 imóveis.
Já o traçado em roxo é o que iria passar pelo meio do bairro, e necessitaria da demolição da uma escola Josepha de Sant'Anna Neves:.


É este trecho vencido no licenciamento que o Prefeito de São Sebastião quer retomar


A Prefeitura de São Sebastião-SP acaba de divulgar outra Nota Oficial. Nesta publicação o prefeito Felipe Augusto abandona o cuidado que estava tendo em tentar terceirizar para a tal da Unibairros a iniciativa de pedir revisão do traçado da rodovia Contorno Sul sobre o bairro da Topolândia. A ideia é a de destruir a escola, rasgar o Topo ao meio e impactar inúmeros imóveis sem a obrigação de indenização, como está sendo feito na Rua Santiago.

No parte final do terceiro parágrafo diz: " Os projetos envolvem, ainda, possíveis alterações no traçado de chegada do Contorno Sul ao Porto de São Sebastião, via bairro da Topolândia." No meio do último parágrafo anota: " A ação coordenada dos dois municípios, da força armada e das companhias envolvidas resolverão também um possível problema de estrangulamento do trânsito na região portuária da cidade com a chegada da nova rodovia ao município.  "

Há quem ainda insista em chamar isso de "Nova São Sebastião". Eu não.

Lembre-se que os comandos da Cia. Docas e a do Dersa são de livre nomeação política pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, que é do PSDB - o mesmo partido que o prefeito de São Sebastião. Nesta foto, portanto, percebe-se que não foi só uma reunião de empresas do Estado e o prefeito da cidade, foi também um convescote partidário falando de negócios sobre os quais essas empresas faturam alto e os moradores da Topolândia arcarão com o prejuízo. 

Nesse sentido chamo a atenção para duas coisas: A Câmara Municipal terá que se posicionar em relação a cessão de áreas pertencentes ao Município, e os partidos políticos com representatividade na cidade também. Ou vai prevalecer a política entreguista do PSDB como rolo compressor na cidade? Vai ser tudo de roldão mesmo, absolutista? A população sequer será ouvida nesse processo impositivo também do PSDB? O conjunto da sociedade, as lideranças locais e as organizações sociais estão todos rendidos aos desejos do partido de plantão no Poder? É isso mesmo?

O empreendedor é do Estado; o órgão ambiental licenciador é do Estado; o financiamiento foi tomado pelo Estado; a regulação de parte importante dos trabalhos é do Estado; o fiscal é a Assembleia Legislativa - que o Estado tem maioria,, assim como o TCE e o Prefeito é do mesmo partido que governa o Estado. Tá tudo dominado. Em tese, porque falta combinar com a população local.

Lembre-se que denunciei aqui a expertise do moço e seus parças, que seria a de usar uma entidade - a Unibairros como sendo quem representava uma "vontade da população". Com a minha postagem e o alarme que soou junto aos moradores, essa versão mal ajambrada caiu e as máscaras estão desfiveladas, o rei está nu. 

Haverá reação nos limites da democracia - com manifestações de toda sorte, denúncias ao MP e ações na Justiça. 

À luta, Topolândia - e todos contrários a essa aberração.

Créditos: As fotos pertencem a este site - e tem o histórico de toda discussão
(Disponível no Google)
-
10h25min.    -     adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"