CASSAÇÃO: DAS POSTAGENS, BOATOS E DESCONFIANÇAS

Nada menos que 62% dos brasileiros não confiam nas instituições públicas do país. O resultado compõe o estudo global Edelman Trust Barometer 2017, divulgado nesta semana. No mês anterior, ou seja, mês de fevereiro, uma pesquisa do Instituto Ipsos já revelava que 81% dos entrevistados em 23 países não acreditam em partidos políticos. 

Na rede social Facebook, duas coisas chamaram a atenção esta semana: 

Clique sobre as imagens e visualize-as melhor

a) o jornalista Cacá Alberti, do jornal 'A Balsa" de Ilhabela, publicou um desabafo atirando contra "políticos do Litoral Norte". Sendo este o pivô de um momento importante da política regional, interpretações de toda natureza surgiram com sua postagem enigmática. Mas, não ficou só nisso, consta que houve cópia do que postou e notificação à Justiça.
b) O ativista político Junior Guedes publicou nas redes sociais que gente ligada ao grupo político do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, estaria dando como certo um acordão no TRE-SP para salvar da cassação os membros deste grupo. isso, óbvio, se a Decisão em primeiro grau de jurisdição for pela cassação.


Há dois autores de Ações na Justiça pedindo a cassação de gente que chegou ao Poder por meio de fraude, segundo denúncia do MP, sendo este próprio um dos autores; o outro é o PMDB de Juan Garcia. Ambos denunciam ter havido abuso de poder político e econômico do Prefeito, do Vice-prefeito, Amilton Pacheco, do Presidente da Câmara, Reinaldinho, entre outros envolvidos na trama. O processo do MP corre em sigilo judicial; o do PMDB está acessível à consultas.

Não creio que os políticos do PSDB e PSB - e aliados estejam sequer tentando interferir, seja lá por qual meio se supor, no resultado de uma Ação em que a última palavra é sempre da Justiça. 

Nessa mesma toada, sequer consigo imaginar, quem dirá crer, que juízes, desembargadores, homens isentos e sérios e comprometidos com a Lei e sua correta aplicação se permitiriam ser influenciados por alguém, quem dirá por aqueles que são réus no processo. 

Definitivamente não creio nessa conspiração contra a legalidade e a democracia, porque isto seria um crime ainda maior que o que estes respondem na Justiça Eleitoral. Creio mais, que a Justiça é o bastião da moralidade e o fiador da ordem e da legalidade. 

Se, porventura, algumas pessoas andam por aí a dizer que tem influência política e econômica para obter resultados no TRE, estas devem ser denunciadas formalmente e presas. 

Por último, ainda que isso ocorresse na vida real, o Conselho Nacional de Justiça - CNJ está aí para corrigir as coisas.

No caso em tela, aguarda-se ainda uma Decisão do Juiz Eleitoral de primeira instância, que é a autoridade competente que avalia os autos e conduz o processo.. 

Eu creio no processo legal, na Justiça e penso que a cassação é inevitável, assim como entendo que este será o mesmo entendimento do TRE na fase de recurso, caso haja provimento à denúncia ajuizada em São Sebastião. 

Pelo que li da Defesa do Prefeito e do Vice na Ação do PMDB, não resta outra saída senão nova eleição. Mas, este é o meu entendimento, é no que creio, independentemente do resultado das pesquisas - que diz que a maioria das pessoas deixaram de acreditar nas instituições públicas do país. Eu ainda creio na Justiça, assim como entendo que a política não pode ser medida só pela régua da imoralidade que se impõe. A política e o escrutínio popular é o que há de mais louvável e respeitoso com o processo democrático - e é por siso que creio em punição à quem burla e frauda o processo.

Obs) Foto de apenas duas de muitas outras páginas da Defesa do Prefeito, que compõem o Processo de autoria do PMDB. Apenas para ilustrar. Para acessar o inteiro teor, fale com um advogado.
-
18h10min.    -     adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"