DE FORT LAUDERDALE AO LITORAL DE SP


Artigo do Blog

Os prefeitos das cidades do Litoral Norte de SP, Sato (Ubatuba), Tenório (Ilhabela) e Felipe (São Sebastião) foram à América. O de São Sebastião também à Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, que, neste caso, o interesse é a venda da cidade de Lisboa ao Mundo e não outra coisa, basta ver a programação do evento (aqui). De Fort Lauderdale na Flórida para São São Sebastião - SP, qual o balanço da viagem que você teve acesso, senão selfies e vídeos sem conteúdo algum? 

O Turismo virou chavão, mas é de fato um negócio, especialmente consolidado para Ubatuba e Ilhabela. No caso de São Sebastião preciso conhecer estudos que definitivamente classifiquem essa questão. Pelo Ministério do Turismo pouca coisa, senão nada há no sentido de certificar a cidade como tal. Estudiosos da cidade falam em vocação natural, o que até concordo, mas e daí?

Na região da Costa Sul de São Sebastião está concentrada a maior parte dos meios de hospedagem, casas de veraneio  e praias da cidade, mas, à região mais central está outra coisa - grandes pólos econômicos como Petrobras / Transpetro e Porto, portanto, a planta de negócios é outra, mas também cabe o turismo? Além disso, a questão interna, há pouca exploração desses serviços, tem gente na cidade que não conhece o município. Então, alto lá! Essas viagens ao exterior precisam ser melhor explicadas e justificadas no caso sebastianense.

Ilhabela e Ubatuba também tem vocação natural, mas é também o seu grande lance - o Turismo, portanto, a prospecção de negócios nestas cidades está compreendida em sua realidade disposta, em suas especificidades, nos investimentos feitos voltados ao setor exclusivamente. Há demandas importantes para melhorar a qualidade de vida em ambas as cidades, mas certamente boa parte da renda e do emprego nessas cidades vem do turismo.

São Sebastião não. Precisa se reinventar? Eu defendo que sim. Mas, a pergunta é: como se faz isso? Certamente não é sair viajando pelo mundo, há deveres de casa antes. Ou não?  A Prefeitura de São Sebastião abriu um debate amplo sobre o Turismo, antes de seu prefeito ir fazer tour pelo mundo? Há uma política municipal discutida com a sociedade mostrando claramente os parâmetros, metas e objetivos traçados pelo novo Governo? Eu defendo o debate - e as soluções colhidas nestes.

Portanto, há argumentos que devem ser considerados. O Relatório lançado pelo Banco Mundial na última quarta-feira (16) aponta que exportações intrarregionais representam apenas 20% do total, aumentá-las é importante para estimular o crescimento econômico. Isso quer dizer uma porção de coisas, como, por exemplo: os Governos passam a discutir o tema com este viés; linhas de financiamento às transações são abertas; portos e empresas discutem negócios, enfim. 

Em São Sebastião há um proto com projeto em discussão à ser ampliado; uma logística rodoviária sendo feita. Não seria este o momento de discutir esse mercado, sua potencialidade e prospectar oportunidades nesse turismo também? Isso tem mais à ver com a cidade que com os vizinhos companheiros de viagem à América. Especialistas devem ser ouvidos, seminários promovidos, enfim. Eu torço pelo desenvolvimento de São Sebastião e das cidades da região, mas gestão não se faz com saliva somente.

É a minha resenha para abrir uma discussão. Argumentarei mais na medida em que o debate prosperar. É a minha contribuição.

Créditos da foto: Correio Braziliense
-
11h.   -    adelsonpimentarafael@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"