AOS MILIONÁRIOS ESPECULADORES COM CARINHO...


Michelli Veneziani, primeira-dama e Secretária "Social" da Prefeitura de São Sebastião, tem que - por dever de ofício -se dedicar aos estudos de referência e apresentar resultados concretos à sociedade no que se refere a sua pasta. Ela é a voz feminina da tal "Nova São Sebastião". Isso vai além do aluguel de uma Pousada para transformar em Casa do Menor.

O fato é que circula nas redes sociais uma postagem que ela teria feito pinçando um trecho que lhe interessou de uma matéria do site Bloomberg. Esse espaço é voltado para um público-alvo de investidores, gente do mercado financeiro que aplica em Fundos que buscam retorno alto e imediato. Em geral é isso. Tanto que no trecho que ela destacou a palavra "super-ricos" se projeta na resenha destinada a investidores no mercado imobiliário - e a região da Costa Sul sebastianense é lançada à cobiça destes.

Por ser quem é, ou seja, esposa do prefeito, isso logo ganhou pressa nos compartilhamentos pelos asseclas do rei - sem detida análise sobre o interesse público posto em xeque no caso. Se houvesse um mínimo de senso crítico dessa gente, penso eu, deveriam ter escrito imediatamente de retorno à ela, como, por exemplo: 

Sra Primeira-Dama...
Olha, sobre essa região há pesada especulação imobiliária, até predatória; há passivos ambientais que carecem de um rigoroso programa de TAC's - que gerará receita ao Município com imóveis regularizáveis, ao mesmo tempo em que corrigirá distorções e punirá crimes ambientais. Um levantamento georreferenciado com dados de camo ajudará inclusive na Planta Genérica de Valores e aumentará a receita de IPTU sem mexer em aumentar nada, simplesmente cobrando de quem hoje não paga. 

O Desenvolvimento Imobiliário deve ser estimulado sim, mas acompanhado de uma série de medidas de controle de expansão urbana; a Lei de Uso e Ocupação do Solo revisada; zoneamentos rediscutidos e bem definidos; ordenamento jurídico à questão fundiária, como no caso das terras devolutas. Fale com seu esposo, ele é o prefeito, para que abra discussão pública a respeito do Plano Diretor, é um começo necessário.

Escuta, eu não faço a menor ideia sobre como é em Hampton nos EUA, mas, asseguro que nesta região da Costa Sul de São Sebastião, que a Sra destacou para os ricos, moram também os pobres - os que devem ser protegidos pela pasta que a Sra chefia no Governo. 

É no coração dessa região que está concentrada a maior parte dos Núcleos de assentamentos e ocupações transformadas em Zeis, mais de 100 eu diria, menos da metade regularizado. É gente que precisa da coordenação de seus trabalhos para defendê-los da injustiça social.

Ah, antes que me esqueça, espero que não note alguma afronta de minha parte, estou apenas alertando, enquanto a Sra se dedica a compartilhar informes para especuladores imobiliários ricaços, a Prefeitura que o seu marido, Felipe Augusto, comanda divulgou uma parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de SP- ITESP com discurso de "auxiliar na regularização fundiária". Leia a Nota e pense como fosse uma moradora de uma das Zeis e reaja se for capaz.

Em resposta ao Requerimento do vereador Ernaninho, o Governo praticamente selou a sorte das Zeis já regularizadas. É sobre essas coisas que a Sra também deve se envolver e tratar na sua pasta. A Sra sabia? 

Finalmente, ah quanta petulância minha, não se esqueça que nessa região há áreas congeladas, de proteção ambiental, parques ecológicos, de riscos, um emaranhado territorial e legal que convulsionará com essa ideia da Sra de falar para milionários em investimento por ali, enquanto o Governo cria insegurança com os menos favorecidos que já moram em condições subnormais por lá. 

Espero ter ajudado. Tudo pelo Social.
Ass. membro da turba governista

É isso que deveria ser feito por essa galera, com flexibilidade sobre a assinatura sugerida - e só. Nada de mexer na mensagem à ela hein. 

Moradores em situação de rua que povoam a cidade, dormem embaixo de marquises é um dos problemas á serem enfrentados. Há muitos outros. Natural é que coordene os trabalhos auxiliando o Governo na busca de políticas públicas de proteção , de diminuição de riscos e de vulnerabilidades sociais. 

As leis que deve cumprir são conhecidas, e espera-se uma grande Conferência Municipal de onde se extrairá um conjunto de medidas de enfrentamento dos problemas. É assim que se empreende uma gestão na área social, um trabalho árduo, extenuante, mas imprescindível.

Há vasta literatura disponível nesse sentido; dados que precisam ser esmiuçadamente analisados como Índice por Amostragem de Domicílio; dialogo com dados que podem - e devem ser colhidos com as equipes de ESFs e agentes comunitários; interface com a Saúde e a crise do crack em várias regiões da cidade, enfim, o que mais tem é coisa à ser feita. 

A Prefeitura é de São Sebastião/SP, não uma Subsede de Hampton-EUA. Talvez a Sra não veja diferença alguma, pode ser que não conheça suficientemente bem o lado oposto do mar dessa região.

Com todo respeito, Sra primeira-dama.
-
12h40min.    -     adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"