CONTAS DE EX-PREFEITOS DA ILHA E A ESTRATAGEMA DO JOGO
Na Câmara de Ilhabela sobe à pauta hoje, 13, salvo intempéries do jogo, as Contas de 2012 do ex-prefeito Colucci, já rejeitadas pela legislatura passada. Sob o Projeto Administrativo 11/17, o ex-prefeito requer a revisão e anulação do Decreto Legislativo 12/16. Entre outras coisas, ele busca a elegibilidade e tem pretensão de ser candidato no ano que vem, 2018.
O ex-prefeito da cidade, Manoel Marcos, teve suas Contas de 2006 rejeitadas, por meio do Decreto Legislativo 05/09. Ele foi à Justiça, mas avalia fazer um pedido de revisão do Poder Legislativo também, não alimenta pretensões eleitorais e se dedica ao contato político e pessoal em apoio à gestão do atual prefeito.
Ambos os ex-prefeitos tiveram suas respectivas Contas aprovadas pelo TCE. Não custa lembrar que este colegiado que analisa as Contas tem estrutura técnica maior, mas, só assessora, dispondo de uma Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos - AUDESP, e ainda o Ministério Púbico de Contas, entre outros. Tecnicamente foram aprovados. A rejeição dos vereadores foi uma decisão política.
Acontece que, por opção, o prefeito Márcio Tenório evitou qualquer ingerência sobre a matéria de hoje. Em tese, por ser manter alheio, não configura uma derrota sua, apenas uma vitória de Colucci. Mas, na vida real a compreensão social pode não ser exatamente essa - e as redes sociais estratificam isso. Por outro lado, o respeito a independência dos Poderes deve ser reconhecido.
Mas, como cada um quer uma coisa e a régua usada para medir o cacife político no momento são os fatos e não as versões, intuo que Colucci tenha uma estratagema - voltar o Poder; Tenório um plano - se manter no Poder, e Manoel Marcos um objetivo: impedir a volta de seu desafeto. O jogo passa agora pela Câmara, mas há movimentações no conjunto da sociedade e o próximo passo será nos partidos políticos.
O que espelhará tudo será a guerra da Comunicação política. O mais capaz, a melhor coordenação, obterá os melhores resultados. Não há ingênuo nessa história, exceto eu.
É o jogo!
-
13h25min. - adelsonpimentarafael@gmail.com
Comentários
Postar um comentário