ASCENDIDO DE GARI A PREFEITO REFORMADOR


Nelson Rodrigues não foi desautorizado, "toda unanimidade" ainda "é burra". O cronista era um expert em futebol. 

Ontem, 25, na sessão extra da Câmara Municipal de Ilhabela todos os vereadores presentes aprovaram a Reforma Administrativa do Governo. Mas, não foi unânime, faltou um. E eu estou considerando a legislatura, não a lista de presença rs. 
Alguém dirá: "Ele ligou". É verdade, mas isso não conta. 

Fosse numa partida de futebol, diria que foi uma goleada. Vamos tentar entender as entrelinhas dessa equação enquanto apitos e bandeiras demonstram a festa no estádio. Para se chegar ao gol é preciso saber vencer a barreira.

O Prefeito Márcio Tenório precisava cumprir a Lei e a medida estava precedida de uma Adin e um TAC - descumpridos pelo seu antecessor Antônio Luiz Colucci, que foi condenado por isso. 

Na Casa havia uma certa leitura de que a base era menor que a oposição. Na votação de ontem, todos jogaram no mesmo time. Ninguém foi à campo sem muita preleção no vestiário, ou seja, houve reuniões prévias. Comparando a aprovação a um gol, a torcida, neste caso, o povo, é quem ganha e comemora.

A ascensão pessoal do ilhabelense Márcio Tenório é algo que impressiona, começou na divisão de base. Lançou rede ao mar como pescador, mas foi na honrosa atividade de gari que forjou o começo de sua trajetória, indo à roçador. Concursado no serviço público foi à área administrativa como quem se entrosa rápido e sobe de categoria. Hoje joga no time principal, tem a faixa de capitão - é o Prefeito da cidade.

Reformador, tem a responsabilidade de atender a um eleitor exigente; de responder as expectativas de todos os cidadãos de seu município, independentemente para quem estes torcem, manter-se-se em atividade porque em campo é preciso saber passar e receber a bola, ou seja, licitar com qualidade, contratar com objeto definido, investir com resultados práticos.

O jogo começou em janeiro...

... o ato da intervenção na Santa Casa foi de ousadia; um pacote de infra urbana que compreende Barra Velha, Norte e Sul , no valor de R$ 86 milhões é um drible na crítica; há ainda processo de licenciamento tramitando na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para ETE e Elevatória do Portinho, Feiticeira e Julião, e sair da primária para a secundária no Itaquanduba é uma necessidade tática. O bacana é que fará isso independente da Sabesp.

Conste os toques decisivos na bola com a regularização fundiária e plano de habitação popular, dando tratos à bola. 

E segue o jogo...

Tornando aos lances do jogo que versou sobre a aprovação da Reforma Administrativa da Prefeitura de Ilhabela, às 18h, portanto há duas horas antes da partida decisiva, teve uma rodada final de conversa entre todos. 

A visão em campo tem que ser ampla e na torcida da população estavam também os servidores de carreira - contemplados com a reserva de mais de 80% dos Cargos Comissionados. Não é só. Ficou alinhavado um certo cronograma: que até o final de outubro o Governo deverá apresentar uma proposta de Plano de Cargo Carreira e Salário-PCCS. 

Em janeiro/18 fará um ajuste nesta Reforma aprovada ontem, 25. Antes de tudo isso, uma jogada: o Plano Plurianual-PPA. Tá tudo ensaiado.

É natural que depois de uma partida em que a vitória seja tão acachapante haja foguetório e muito festejo, mas, consta que hoje, no day after, na sede do Governo as salas foram tomadas por reuniões e muito trabalho., a festa ficou restrita a torcida. 

Há muita coisa à ser feita e provavelmente o MP vá novamente judicializar a ação governamental, portanto, é preciso estar seguro da lisura de tudo e ir em frente porque há uma cidade para se administrar, enquanto a bola rola nessa partida cheia de imprevistos. 

O jogo só acaba com o apito final, considerando que o mandato dura 4 anos. 

Ascendido de gari a reformador de Ilhabela, o capitão do time governamental sabe que a torcida, ou seja, o cidadão contribuinte, não se contentará com firulas. Gol é investimento. Sem um não há outro, e a mesma torcida que hoje aplaude, amanhã pode vaiar. 

Bola pra frente, Prefeito, porque a torcida está de olho e sabe cobrar.
-
20h - adelsonpimentarafael@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA FEDERAL AUTORIZA LIBERAÇÃO DE R$ 1 BI PARA SÃO SEBASTIÃO

DA CALAMIDADE À EMERGÊNCIA

GLEIVISON É "MANÉ"